- 19/02/2018
- Por: Fernanda Leão
O Facebook diminuiu o alcance das marcas: o que fazer?
Se você ainda não está por dentro do assunto, saiba que uma rápida pesquisa no Google vai te dizer que o Facebook começou a testar um tipo de feed. Até aí, tudo bem.
No entanto, esse feed acaba prejudicando a visibilidade de publicações orgânicas. Será permitido para o usuário, apenas, acessar essas páginas através do feed de pesquisa. Isso quer dizer que, se você quer ter contato com seus clientes via Facebook, é melhor que eles já te conheçam.
Essa mudança está em teste em alguns países. Tudo indica que vai ser um fiasco. Mas, se for levada à frente, o usuário verá apenas o feed de seus amigos e os anúncios pagos.
O que eu fazer se o alcance diminui?
Primeiramente, essa medida parece provisória com previsão de duração de aproximadamente 6 meses. Mas, entendemos que 6 meses podem fazer uma empresa online, que tem seus ganhos e divulgação via Facebook, falir.
Em um momento como esse, sugerimos:
- Invista em Marketing de Conteúdo: sim. Os consumidores mudaram e, hoje, querem mais do que só o produto das empresas. Trabalhe um conteúdo relevante e atrativo. Busque leads. Você pode falar do seu produto ou serviço de maneira sutil ao criar um ebook sobre o tema geral, por exemplo.
- Trabalhe com Imagens: o estímulo visual tem impacto. Se bem trabalho e aliado a um bom conteúdo, a captação de clientes é alta. Use CalltoAction (CTA) e links de conversões.
- Trabalhe com Vídeos: muitos dos seus clientes não possuem o hábito de ler. Por isso, textos longos e maçantes podem não ser atrativos. Uma ideia é selecionar um funcionário carismático na sua empresa e criar um canal do YouTube, deixando a opção de vídeo na postagem, também.
- Alterne publicações: alterne entre publicações orgânicas e pagas. As pagas geram mais alcance, então, o ideal é buscar suas principais postagens para divulgação e deixar as demais para o tráfego orgânico.
- Seja Social: é uma rede social. Não agende postagens e espere que alguém vá ver. Tire fotos da equipe trabalhando, mostre um dedo humano naquilo ali. Mostre seu lado criativo ou compartilhe gráficos inspiradores. Responda a todos os comentários. Mostre-se presente.
- Promova sua intenção: o Facebook se baseia no interesse do usuário. Nem todas as postagens que estão ali possuem o objetivo de vender. As pessoas buscam interação.
- Publique conteúdo Evergreen: faça posts atemporais. Isso te garante mais visibilidade no Facebook.
- Crie um grupo no Facebook: com as devidas regras e privacidade, você pode interagir com defensores da marca e entender suas opiniões para melhorar seu produto ou serviço. Mas, compreenda: isso demanda compromisso e tempo.
- Agende suas postagens: poste quando seu concorrente estiver dormindo. Se a sua clientela é majoritariamente composta por jovens, saiba que eles tendem a madrugar. Aproveite a oportunidade.
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