- 16/06/2021
- Por: Fernanda Leão
NFT: saiba mais sobre a tecnologia de token digital
Você já ouviu falar em NFT? E em token digital? Bom, se você não conhece as duas expressões, não tem problema, porque vai conhecer a partir da leitura deste artigo. Vamos lá?
O que é NFT?
NFT é a abreviatura de Non-Fungible Token. Em português: token não fungível. Parece que não ajudou muito, certo?
Para facilitar o entendimento, tenha em mente que a fungibilidade se dá quando bens não são únicos e podem ser trocados entre si. Por exemplo: se você trocar uma nota de cem reais por outra de mesmo valor, você continua com uma nota de cem reais. Portanto, ela é fungível.
Pelo contrário, uma nota de cem reais não é fungível com uma de cinco, porque a de cem é muito mais valiosa. Portanto, não fungível.
A tecnologia de token digital
Entendido o que é fungível e não fungível? Então podemos continuar!
Bom, sabemos que o NFT é um token não fungível. Agora, saiba que o NFT é como uma assinatura digital que transforma qualquer mídia digital em um bem não fungível. Vamos de exemplo para facilitar?
Digamos que você é o criador de um meme famoso. Ele não é uma simples mídia digital, é muito mais do que uma imagem qualquer de internet. Assim, você cria uma assinatura digital para atestar a sua posse, para mostrar que você é o proprietário da imagem oficial.
Dessa forma, até podem surgir cópias na web, mas você detém o original. Com o NFT, você prova que é o dono da imagem, e provavelmente surgirá interesse pelo seu produto. Existem milhões de fotos todos os dias, sobre diversos temas, mas você gerou escassez no mercado porque detém uma original famosa.
O NFT e a autoria das mídias digitais
Nós exemplificamos com um meme, mas você pode assinar digitalmente qualquer material digital que julgar necessário, ok? Dessa maneira, você resguarda o conteúdo digital, e pode resguardar o original mediante expectativa de comercialização ou não, conforme seu critério.
Esse resguardo do conteúdo digital por NFT se dá por uma tecnologia chamada blockchain, que se tornou bastante conhecida com o surgimento das criptomoedas. Esse recurso é uma rede que funciona com blocos muito seguros, em cadeia, que sempre carregam consigo uma impressão digital.
Com o blockchain, os registros ativos tornam o token imutável. Ele sempre será o original, mesmo que não esteja em posse do autor. É algo atrelado, normalmente, a serviços financeiros, mas hoje está abrangendo grande parte do meio artístico e de marketing.
Portanto, é uma maneira de você resguardar um conteúdo produzido por sua empresa, por exemplo, se ele tem potencial para viralização. É uma tecnologia em expansão e crescimento, e você pode se beneficiar muito com ela!
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00