- 14/03/2016
- Por: Fernanda Leão
Native Ads: qual é o conceito e como tem revolucionado a prática da propaganda
Uma técnica surgiu para anunciar de forma estratégica nas redes sociais. Sabe do que estamos falando? Native Advertising, também conhecida como Native Ads. Se você nunca ouviu falar sobre esta ferramenta, conheça-a abaixo. Explicaremos seu conceito e também como ela tem revolucionado a prática da propaganda.
O que é Native Advertising?
A tradução desta palavra inglesa para nosso idioma quer dizer publicidade nativa. São anúncios pagos, publicados em meios sociais. Estes anúncios podem ser artigos, postagens, histórias, fotos, etc., e eles possuem o mesmo formato dos outros anúncios da plataforma.
Ou seja, ele é semelhante a uma postagem no Facebook, por exemplo, mas ao lado do anúncio pago ao Native Ads aparece um símbolo ou palavra, informando que aquela publicidade foi patrocinada.
Essas publicações podem aparecer para o usuário de mídias sociais mesmo que eles não sigam a página daquela marca, mas que estejam dentro do público-alvo selecionado. Diversas redes sociais já possuem esta ferramenta: Twittter, Facebook, Tumblr, Instagram e blogs de conteúdo.
Por que o Native Ads é uma técnica revolucionária?
Investir em Native Advertising não é o mesmo que pagar um banner em um site. Isso porque um banner pode ser ignorado pelo usuário que está navegando por determinada página.
Basta que a pessoa clique para o anúncio fechar e pronto, ele não aparecerá mais durante essa visita. E os consumidores têm feito isso com muita frequência, ignorando publicidade invasiva, que bloqueia sua visualização de conteúdo.
Porém, o Native Ads age de forma diferente, não interrompendo a navegação na mídia social. Além disso, a postagem paga é informada ao usuário. Ela se aproveita da popularidade daquela plataforma para oferecer conteúdo de valor para aquela pessoa, em uma página que ele costuma acessar.
A postagem patrocinada por Native Advertising não é intrusiva e é bastante eficaz no que se refere ao aumento de receita para uma empresa. Ela aparece como uma publicação comum, apenas tem a identificação do patrocínio.
Contudo, para receber benefícios pelo Native Ads, é preciso investir em conteúdo de qualidade, especialmente direcionado para aquele público-alvo. Se não for dessa forma, o leitor pode se sentir enganado pela empresa e os resultados serão negativos. Inclusive, pode manchar a reputação da rede social, pois o anúncio está inserido nesta plataforma.
Patrocinada ou não, a publicidade só renderá frutos se o anúncio for realmente bom. Porém, a postagem paga para o Native Ads normalmente é bem mais criativa, despertando o interesse por aquela marca. É uma ferramenta bastante revolucionária por ter controle total sobre como o consumidor é atingindo, por isso merece atenção de empresas.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00