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MVP: o que é e como utilizar esse conceito
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  • 11/08/2021
  • Por: Fernanda Leão
MVP: o que é e como utilizar esse conceito

MVP: o que é e como utilizar esse conceito

Você já ouviu falar em MVP? Esse conceito veio para agregar valor ao seu produto, com o mínimo de investimento. Interessante, né? Falaremos mais sobre ele a seguir, acompanhe para conhecer tudo!

 

O que é MVP?

 

Em inglês, MVP quer dizer Minimum Viable Product. Em português, Produto Mínimo Viável. O que isso quer dizer?

 

Pois bem, é uma versão mais simples do seu produto, com o mínimo de recursos possível para entregar a principal proposta de valor dele. Com isso, a sua empresa consegue validar o produto antes do lançamento.

 

Vamos descomplicar!

 

Você ainda não lançou o produto, então ainda não investiu muito dinheiro nele. Apesar disso, com o MVP, é possível validar o conceito do produto, ou então da sua ideia de produto.

 

Isso quer dizer que você não precisa ter o item completo, pode construir apenas uma parte dele (ou uma versão mais simples), empregando menos tempo e dinheiro em sua fabricação.

 

Caso o cenário não se apresente tão favorável como vocês projetaram, o produto poderá sofrer aprimoramentos. Como não foi investido tanto nele assim, não há muito prejuízo, e vocês já têm uma ideia do que fazer para que ele dê certo.

 

Como utilizar esse conceito

 

Agora que  você já conheceu um pouco sobre o MVP, vai saber como pode utilizar esse conceito no dia a dia da sua empresa.

 

Digamos que você venda sanduíches. Você vai preparar algumas receitas, com pães e recheios diferentes, e depois vai colocar os itens à venda. As pessoas podem ou não gostar do seu sanduíche, e você pode ou não ter lucro.

 

Com o MVP, se o mercado não aderiu à sua proposta, isto é, se as pessoas não gostaram tanto do seu sanduíche como você esperava, a empresa não teve tantos prejuízos. Afinal, foi lançada a ideia do seu produto aos consumidores, sem muito investimento.

 

Caso as pessoas gostem muito dos seus sanduíches, agora você pode investir mais nos produtos, levando-os ao próximo passo, com a certeza de que a comunidade vai continuar comprando os produtos, pois gostou deles. Você pode aprimorar pães e recheios!

 

Quem não arrisca, não petisca?

 

Esse ditado pode dar certo, mas os riscos de dar errado também são enormes. Se você arriscar, pode ter lucro ou prejuízo, porém tem outra solução: arriscar pouco, através do lançamento de um produto mínimo viável, que pode ser o seu sanduíche mais simples, mas com as características que você tem como essenciais.

 

É o seu sanduíche, ou a ideia do que você quer vender, frente à opinião pública, para receber retornos reais, de consumidores que o podem comprar. Porém, com o mínimo investimento!

 

Aplique o conceito de MVP na sua empresa e teste produtos mínimos viáveis sem investir muito!

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