Leia na íntegra



Voltar para o Blog

Muitas vezes a embalagem é um forte fator na decisão de compra

Muitas vezes a embalagem é um forte fator na decisão de compra

A embalagem há muito tempo deixou de ser apenas algo para armazenar produtos. Ela faz com que um item se diferencie de seus concorrentes, fazendo parte da comunicação da empresa. E mais: a embalagem também é um fator decisivo de compra. Confira mais ideias sobre isso abaixo.

Qual item escolher?

No ponto de venda, o consumidor se depara com vários produtos semelhantes, apenas de marcas diferentes. Qual deles escolher? Nesse momento, a embalagem pode ser o item fundamental de escolha. Afinal, ela está promovendo o produto de forma silenciosa, comunicando-se com a pessoa sem utilização de voz, como um vendedor tradicional.

É a mídia da empresa

Conforme acabamos de mencionar, a embalagem é um fator importante na prateleira porque ela é a mídia da empresa, destacando a marca na gôndola. Se o design for bem estruturado, ele vai despertar a atenção do consumidor, seja pelas cores ou por outro ponto importante.

Mesmo que a pessoa não compre aquele produto, ela o viu, o conheceu no local de venda. Outro dia, quando nova compra for necessária, pode ser que aquele item seja lembrado, porque ele fez o seu anúncio silencioso, transmitindo as informações relevantes da marca.

Porém, para que isso aconteça, a embalagem precisa ser um fator na decisão decompra, isto é, deve ser criativa, atrativa, inovadora. Dessa forma também é possível aumentar a credibilidade do produto, fazendo com que ele tenha chances de ser adquirido na próxima oportunidade.

Por que isso acontece?

Porque as pessoas associam a embalagem com o produto que as envolve. Se o invólucro for algo original, atrativo, inovador, o consumidor acredita que o produto também seja. Assim, o aceita mais facilmente.

Outro motivo de aceitação de uma embalagem atraente é seu uso após o consumo do produto. Por exemplo: ela pode servir como um objeto de decoração, ou até mesmo um item de colecionador. Quem nunca aproveitou uma garrafa de vidro para colocar velas ou flores à mesa?

Como fazer isso?

Já que a embalagem pode ser fator decisivo na compra de um produto, muitas empresas querem saber como utilizar essa informação a seu favor. Invólucros de sucesso podem ter cores fortes, vibrantes, ou então mascotes.

Os mascotes aproximam o consumidor e a marca, fazendo-a parte de suas vidas, tirando-a do lado essencialmente comercial. As pessoas gostam de visual que estimule os seus sentidos, podendo ser algo do seu dia a dia, um símbolo que ele esteja acostumado a ver, alguma situação simples, acessível e de fácil entendimento da mensagem.

Contudo, somente atrair a atenção do consumidor não é o suficiente. O produto precisa suprir uma demanda em sua vida, resolver um problema enfrentado em sua rotina. Somados todos esses quesitos, as chances de o produto ir para o carrinho do consumidor são inúmeras.

Técnica infalível

Para que o produto saia das prateleiras e entre na casa das pessoas, é imprescindível que ele supra esses cinco pontos:

  • Diferenciação;
  • Atração;
  • Reconhecimento da autoimagem do consumidor;
  • Sedução;
  • Informação.

Atender a esses quesitos fará com que a embalagem seja o fator de sucesso na decisão decompra, promovendo a venda.


Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site