- 13/04/2016
- Por: Fernanda Leão
Mitos comuns no marketing digital
Mitos comuns no marketing digital
São vários os mitos que permeiam o marketing digital. Conheça alguns e saiba como tirar melhor proveito desta técnica.
• Usar marketing de conteúdo para falar sobre sua empresa
Muitas pessoas utilizam esta estratégia para falar sobre sua empresa, quando deveriam falar com as personas, ou seja, com o público-alvo.
Essa técnica faz com que as pessoas se eduquem com suas publicações, fidelizando-as e influenciando suas decisões. O marketing de conteúdo só é eficaz se passa credibilidade e é com isso que quem redige deve se preocupar. Portanto, faça com que a persona conheça primeiramente sua empresa, depois seus produtos e serviços.
• Achar que o marketing de conteúdo é exclusivo da internet
Outro dos mitos comuns no marketing digital se refere à restrição do marketing de conteúdo. Muitos pensam que ele só atinge o público que acessa a internet, mas isso é a denominação de inbound marketing.
Marketing de conteúdo significa qualquer publicação produzida por uma marca, com finalidade de informar o cliente de maneira relevante, sem fazer propaganda.
• Acreditar que marketing de conteúdo deve ser postado em blogs
Nem sempre há necessidade de criar blogs para fazer marketing de conteúdo. Sua empresa pode se utilizar desta técnica utilizando diversos canais, como e-books e páginas em redes sociais.
• Só conteúdos muito bons ranqueiam bem no Google
O SEO também faz parte dos mitos comuns no marketing digital. Para aparecer em boa posição no Google, um conteúdo não precisa ser necessariamente muito bom. Fazer isso é importante, mas também se deve considerar a palavra-chave e os concorrentes.
Para ficar mais claro, imagine que todas as empresas similares à sua produzem conteúdo bastante bom. Como se destacar? Prestando atenção nos outros fatores que colaboram para isso, como uma arquitetura bem planejada (on page).
• Conteúdo extenso ranqueia melhor no Google
É importante ficar atento também para conteúdos extensos. Não são eles que irão ranquear bem seu site no Google, mas sim a qualidade do que foi postado, independente de sua extensão.
• Marketing de conteúdo para redes sociais
Sobre as redes sociais, também temos mitos comuns no marketing digital, afinal são ferramentas muito úteis.
Muitas empresas acreditam que ter muitos fãs é a principal medida de uma rede social. Porém, apesar de ser importante, não é a principal forma de medir resultados. É preciso avaliar estes fãs, verificando se são potenciais compradores e se sua empresa pode influenciá-los a tomar decisões.
Portanto, vale mais trabalhar nas personas do que ter muitos fãs, mas que não estão no público-alvo.
Outra dica da área é sobre o compartilhamento de postagens. Algumas empresas acreditam que quanto mais conteúdo for postado, melhor. Entretanto, é necessário focar na qualidade do que for compartilhado, aumentando as chances de gerar resultados. É como sempre foi dito: qualidade é melhor do que quantidade.
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