- 23/01/2018
- Por: Fernanda Leão
Marketing Político: saiba mais sobre esse tema que vai bombar em 2018
Provavelmente você ainda não conhece o conceito, mas viu tentativas ao longo dos anos e verá de novo em 2018, época de eleições. A propaganda política deixou de ser só uma entrega de “santinhos” e comerciais e evoluiu pensando em um formato estratégico para conseguir novos eleitores e participação.
Atualmente, nada mais é feito de qualquer jeito. Tudo é feito ao se pensar no público que se quer atingir, nas necessidades da população e no que é necessário fazer para chamar a atenção. Quanto maior a presença do político, mais fácil a escolha do eleitor.
O que é Marketing Político?
Se você não se lembra em quem votou nas últimas eleições ou não vê muito seu candidato por aí, achando que ele não faz nada, provavelmente ele não sabe muito a respeito de Marketing Político. A nova tendência nada mais é do que um conjunto de estratégias publicitárias para manter e ligar um político aos seus eleitores.
A ideia é permitir que o político se comunique bem com o eleitorado e conquiste mais eleitores nas próximas eleições. Sem boas ações de marketing, não existe comunicação eficiente e o povo tem dificuldade em ficar ciente das propostas para apoiar e acompanhar o trabalho.
Principais estratégias de Marketing Político
- Desenvolvimento de marca política: A primeira coisa é criar uma marca ou slogan, mostrando o que o político defende e acredita. Seja qual for a marca, o marketing pode ajudar a desenvolver a ideia na visão do eleitorado com táticas de branding usadas em marcas famosas como a Nike, Apple ou a Coca-Cola.
- Construir uma comunidade: é preciso se aproximar de pessoas e criar um sentimento de comunhão entre elas. Uma ideia em comum é o suficiente para se criar uma comunidade. Um político precisa do povo ao seu lado se pretende levar seus projetos a frente. Com o que dispomos, é possível criar grupos e debater assuntos em redes sociais, garantindo que uma parcela da população seja capaz de defender ou seguir os ideais do político.
- Investimento em conteúdo: utilizando a produção de um material de qualidade, é possível atingir objetivos específicos na estratégia – 1. Educar o eleitorado: ao explicar para a sociedade a importância de novos projetos ou porque votar contra ou a favor na câmara; 2. Propagar a imagem e aumentar o alcance de indivíduos pelos compartilhamentos, gerando a apresentação do político e suas propostas; 3. Conduzir eleitores para a comunidade criada por determinado mandato, gerando mais votos.
- Marcar presença nas redes sociais: além de mostrar comprometimento, pode gerar publicidade e propaganda ao se comunicar com a população. Fazer um bom trabalho é sinal de mais recomendações e consequentemente mais apoio e/ou votos.
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