- 01/10/2021
- Por: Fernanda Leão

Marketing para produto x marketing para serviços
Nós sempre ensinamos por aqui diversas estratégias de marketing digital. Porém, você sabia que existem diferenças no marketing para empresas que vendem produtos e para as que oferecem serviços? É o nosso assunto de hoje, acompanhe para aprender muito!
Oferta tangível x oferta intangível
A principal diferença entre os dois tipos de marketing é a tangibilidade da oferta. No caso de produto, ele é tangível (por exemplo, um notebook). Para os serviços, ao contrário, a oferta é intangível, como a contratação de armazenamento em nuvem.
Sendo assim, como a tangibilidade varia de uma oferta para outra, é recomendável que as estratégias de marketing digital também sejam variadas.
O marketing para produto
Como o cliente adquire algo tangível nesse tipo de marketing, as estratégias devem visar a satisfação de necessidades e desejos, como sempre falamos por aqui. Desse modo, você precisa oferecer conteúdo de valor, para mostrar que tem o produto que faltava na vida daquela pessoa.
Na maioria das vezes, os produtos podem ser testados pelo comprador em um determinado prazo e, em caso de insatisfação, podem ser devolvidos após a experiência. Para finalizar, a personalização do item é baixa, já que geralmente os produtos são fabricados em massa.
O marketing para serviço
Se você vende serviço, suas estratégias de marketing devem ser um pouco diferentes, já que você vende itens intangíveis, que normalmente não possuem período de teste e não podem ser devolvidos.
Porém, a personalização pode ser descrita como vantagem, já que serviços são elaborados conforme a necessidade do cliente. Você vende soluções para seu dia a dia.
Marketing para produto x marketing para serviço
Para ambos os tipos de atendimento, você deve apostar em conteúdo de qualidade, que atraia a audiência. Essa é a premissa do marketing de conteúdo, seja qual for a sua oferta!
O que muda aqui é a estratégia, como você deve ter percebido. É preciso apostar nas peculiaridades de cada atuação, para despertar o interesse do cliente. Você pode investir em soluções ou valores, de acordo com o item, e também nas vantagens.
Mostre-se capaz de resolver a dor do cliente, seja pela aquisição de um produto ou de um serviço. Aliás, há empresas que atuam oferecendo tanto produtos quanto serviços, e você pode combinar as duas estratégias sem problemas, desde que foque no que importa para aquele item.
A autoridade é muito importante no marketing de conteúdo, quando você prova que é capaz de resolver o que o cliente precisa. Provavelmente você já sabe que isso pode demorar um pouco para acontecer, já que envolve confiança, mas, quando se consegue fazer isso, todo o esforço é compensado.
Vamos começar a elaborar as suas estratégias para vender produtos ou serviços?
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