- 23/06/2021
- Por: Fernanda Leão

Marketing para Pinterest: por que e como fazer?
Quando se fala em marketing para redes sociais, muita gente pensa em Facebook e Instagram. Porém, há outra rede muito interessante, na qual você pode aplicar suas estratégias de marketing. Por que e como fazer marketing para Pinterest? Confira.
Por que investir em marketing para Pinterest
O Pinterest é uma das redes que mais estão crescendo entre os usuários. São mais de duzentos milhões em todo o mundo, com o principal intuito de compartilhar imagens.
Assim, são criados painéis categorizados por temas, e também podem ser inseridos links às fotos relacionadas ao assunto, os chamados pins. Funciona como uma grande vitrine para compartilhar seus produtos!
Como fazer marketing para Pinterest
Como você já deve saber, contas pessoais devem ser diferentes de contas comerciais. Sendo assim, o primeiro passo é você criar um perfil para a sua empresa, inserindo dados como e-mail, nome da marca, foto do perfil (preferencialmente a logo), a URL da sua loja virtual (ou site) e uma breve descrição do seu negócio.
O próximo passo é montar a sua estratégia de marketing digital! Nós recomendamos que você:
- utilize palavras-chave referentes ao negócio, sempre que possível: nos títulos de painéis, na descrição de pins, nas descrições, etc. Para descobrir as palavras-chave relevantes, utilize o planejador de palavras-chave do Google;
- faça planejamento de conteúdo, para poder postar todos os dias, e não se esqueça de publicar assuntos de acordo com datas comemorativas. Por exemplo: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, principalmente os que se encaixam no seu segmento! Essa valorização das datas comemorativas em criação de painéis é ótima para incentivar a compra de produtos;
- incentive o estilo de vida agregado à sua marca: uma das principais motivações do Pinterest é a inspiração entre os usuários, ou seja, um cria painéis que inspiram o outro. Dessa forma, a sua empresa pode fazer postagens alinhadas à sua proposta, com dicas que podem ajudar as pessoas em suas rotinas, em seu dia a dia.
Você pode criar painéis sobre detalhamento de uso dos seus produtos, fotografias em ambientes diferentes, vídeos dos bastidores da empresa, etc. Tudo pode servir de inspiração e engajamento entre os usuários;
- monitore suas ações no Pinterest Analytics: com a conta comercial do Pinterest, você pode ter acesso a informações importantes, como as métricas dos dias anteriores: impressões (média de visualizações), cliques nos pins e até mesmo repins, inclusive saber a classificação do seu perfil nas pesquisas, e mais;
- se preferir, você pode patrocinar campanhas pelo Pinterest Ads. Você já deve conhecer os anúncios patrocinados em outras redes sociais, e com o Pinterest funciona da mesma forma. Aqui, você pode patrocinar pins de acordo com seus objetivos e a segmentação.
Você já conhecia o Pinterest para uso comercial? Experimente!
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