- 19/08/2022
- Por: Fernanda Leão

Marketing local: tudo o que você precisa saber a respeito dessa estratégia
Nós sempre falamos que uma das vantagens de fazer marketing digital é poder oferecer o seu produto ou serviço a pessoas de todos os lugares. Mas você já pensou em fazer marketing local, para atingir as pessoas da sua região? Leia para conhecer mais sobre o assunto.
O que é marketing local?
Como o próprio nome diz, marketing local é uma estratégia para atrair clientes que estão localizados próximos a sua empresa. Essa tática é excelente se você possui uma loja física, seja ela de qualquer segmento.
Ou seja, o seu intuito é atrair pessoas que trabalham, estudam ou habitam próximo do seu ponto de venda, para que as compras sejam realizadas principalmente de forma presencial.
Por que fazer marketing local?
Quando se faz marketing local, você reforça a autoridade na região em que o seu estabelecimento está situado, além de se destacar dos concorrentes, o que pode aumentar seus resultados.
Quando as pessoas daquela região confiam em você e querem comprar na sua empresa, elas vão divulgar o comércio a seus vizinhos, e você já deve saber que o boca a boca é uma grande estratégia para vender muito. Afinal, são pessoas de confiança fazendo indicações.
As pessoas podem passar todos os dias em frente ao seu estabelecimento, mas na correria elas podem nem sequer reparar na sua especialidade. Agora, se uma pessoa de confiança dela indicar a sua loja física para ela, suas chances de venda aumentam muito.
Como apostar no marketing local para ter resultados
- conheça o público da sua região, para promover campanhas que o atraiam e que possam gerar conversões. Sempre invista no público-alvo;
- jogue suas fichas em ferramentas de geolocalização, como Google Ads e Google Meu Negócio. Dessa forma, você pode fazer anúncios patrocinados conforme os filtros selecionados e também pode se destacar no Google Maps;
- utilize, em suas publicações de redes sociais, hashtags que mostram a localização do seu negócio. Muitas pessoas preferem comprar na loja física pela facilidade de adquirir o produto e já levá-lo para casa, sem ter que esperar a logística das compras virtuais;
- você também pode investir em uma boa estratégia de e-mail marketing, para manter um bom relacionamento com seus vizinhos. Esse engajamento também pode e deve acontecer pelas redes sociais, mas o e-mail marketing pode funcionar como algo a mais;
- sempre aposte no cliente, especialmente no público-alvo extremamente segmentado, porque você vai falar diretamente com as pessoas interessadas no seu produto ou serviço. Afinal, de nada adianta a pessoa passar todos os dias na frente do seu negócio, receber indicações e não se interessar pelo seu produto. Anuncie para a pessoa certa!
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