- 10/06/2020
- Por: Fernanda Leão

Marketing humanizado: o que é e como fazer
As pessoas estão cada vez mais buscando humanização em seus atendimentos. Sua empresa está fazendo isso pelo marketing digital? Conheça o marketing humanizado.
Automatização com humanização: é possível
Uma das tecnologias atuais preferidas das empresas é a automatização. Assim, robôs podem fazer o marketing digital da companhia nos seus canais, até mesmo prestando atendimento via chat. Contudo, as pessoas não querem que robôs as atendam, disparando conteúdos e frases prontas em vez de um atendente humano.
Entenda que elas não são contra os robôs, mas sim contra o atendimento mais frio e impessoal que é feito por ele. É aí que entra a humanização.
Resolução dos problemas do usuário
Atender não é somente vender, mas resolver o que a pessoa precisa. Por vezes, a sua empresa não tem determinado produto no estoque, até mesmo por não trabalhar com ele, mas o consumidor pode ser atendido se o seu problema for resolvido. Por exemplo, indicar onde tal produto pode ser encontrado.
Isso significa que as empresas precisam ter empatia no atendimento, precisam tocar no coração das pessoas. Sabemos que as portas de milhares de empresas ficaram fechadas nos últimos meses e que agora é preciso recuperar o prejuízo, mas a humanização deve fazer parte do seu expediente sempre.
O que é marketing humanizado?
Ao introduzirmos o assunto, acabamos por definir o que é marketing humanizado. Isto é, atender focando na resolução dos problemas do usuário, procurando resolver suas dores e necessidades. Pode ser por meio de uma venda, mas pode ser por um conselho, uma dica, uma indicação, até mesmo um favor.
É algo que pode ser feito inclusive por robôs, que são máquinas desprovidas de sentimentos. Assim, é preciso atentar-se a alguns quesitos que promovem a humanização. Acompanhe para conhecer.
Como fazer marketing humanizado
Como citamos, até mesmo robôs podem promover marketing humanizado. Afinal, eles são ferramentas interessantes para o marketing digital da empresa, mas é preciso que alguns fatores estejam presentes. Assim, a pessoa se sente importante, valorizada, especial para aquela empresa, e ela tenderá a retribuir.
A personalização é fator essencial no marketing humanizado. Ou seja, tratar o consumidor como pessoa, não como um número, um lead. É algo fácil de fazer, por exemplo, inserindo o nome da pessoa no assunto do e-mail marketing e no corpo do texto. Ela vai achar que recebeu um conteúdo exclusivo, não enviado em massa para todos os contatos da lista.
A transparência é outro quesito importante para o marketing humanizado. Isso quer dizer atender a todos, mesmo os comentários negativos, contornando-os e se possível revertendo-os. Apagá-los gera impacto negativo e efeito contrário ao esperado.
São duas formas de promover marketing humanizado em seus conteúdos, e elas poderão fazer a diferença em seus resultados. Teste para comprovar!
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00
