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Marketing e Vendas: por que os dois times devem estar alinhados?
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  • 24/04/2018
  • Por: Fernanda Leão
Marketing e Vendas: por que os dois times devem estar alinhados?

Marketing e Vendas: por que os dois times devem estar alinhados?

É muito comum falar em marketing sem se desvencilhar das vendas. Isso acontece porque, via de regra, o marketing é subordinado do departamento de vendas: ele trabalha para viabilizar as compras.

Embora os dois departamentos estejam focados nas necessidades do consumidor, o marketing lida com atividades pré-venda ao atrair a atenção de possíveis clientes, enquanto as vendas lidam diretamente com esses clientes interessados em determinado produto.

 

A relação longa entre Marketing e Vendas

É claro que é possível vender sem gastar rios de dinheiro em marketing, mas é bem mais rápido, fácil e produtivo quando esse departamento está presente na sua empresa.

Separados, ambos os departamentos desempenham funções impecáveis que elevam o status da empresa. No entanto, o crescimento desenfreado de um dos departamentos pode levar à ruína do outro e, infelizmente, gerar caos e desorganização.

Por isso, é essencial que ambos os departamentos trabalhem juntos. Essa parceria os torna capazes de “driblar” o mercado e adaptar-se a novas situações, favorecendo a empresa.

Afinal, é preciso que alguém de “fora” do departamento de vendas avalie a situação sem envolvimento pessoal e que, concomitantemente, outro alguém de “fora” do departamento de marketing tenha senso crítico para evidenciar o que há de melhor para o cliente.

 

Equilibrando o jogo

Uma das coisas mais difíceis no mundo dos negócios é equilibrar o ritmo de ambas as equipes de marketing e de vendas. É preciso dedicar muito trabalho duro e não ignorar um detalhe sequer para que tudo dê certo.

Esses grupos precisam de táticas e estratégias diferentes que, em algum ponto, interliguem-se. É claro que é difícil trabalhar com equipes que se desenvolvem separadamente e que precisam de um feedback comum para desenvolver seus projetos, mas, não impossível.

Para encontrar esse bendito equilíbrio, é preconizado que sejam classificados os leads e possíveis clientes em temperaturas: frios, mornos e quentes, onde o mais frio determina a falta de interesse e o mais quente a possibilidade da finalização de um processo de venda.

A equipe de vendas pode te ajudar a encontrar essas leads a partir dos serviços de networking, ligações frias e participações em feiras e eventos. Como é uma equipe que foca ativamente em clientes interessados, ela é condicionada a guiar os possíveis clientes à finalização da compra.

Por outro lado, a equipe de marketing pode interagir com mais comodidade com as leads mais frias através da propaganda, de relações públicas, mala-direta, promoções e conteúdos diversos em blogs e sites, deixando esses leads cada vez mais quentes.

É importante entender que é preciso unir as estratégias de ambos os departamentos para conseguir bons resultados. Combinadas, suas estratégias individuais são capazes de nutrir e convencer cada vez mais leads e, por fim, condiciona-las às compras, aumentando sua taxa de conversão.

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