- 28/03/2017
- Por: Fernanda Leão
Marketing digital: como começar
Você deseja iniciar um negócio de marketing digital, mas não sabe como começar a utilização dessa estratégia? Leia o texto abaixo e veja nossas orientações.
Defina seus objetivos
Por que você deseja começar a trabalhar com marketing digital? Quais são os seus objetivos com essa técnica? Defina seus interesses, selecione o nicho ideal e separe um tempo para dedicar-se ao método.
A escolha do nicho deve ser baseada em algo que você goste, mas que também seja rentável e que você tenha certo conhecimento. Será ótimo se tiver domínio, mas não é algo obrigatório.
Analise o mercado
Em seguida é hora de analisar o mercado onde você deseja praticar o marketing digital. É o momento de definir o público-alvo, localizá-lo e estudar as possibilidades de venda do seu produto ou prestação de serviços.
Isso não é difícil, apesar de muitas pessoas acreditarem, antes de conhecer o mercado. Ele pode ser analisado por ferramentas e aplicativos de internet, especialmente do Google.
Crie um blog
Não é recomendável iniciar as práticas de marketing digital sem ter um blog. Nele, é possível falar a linguagem do público, estreitando relacionamento com ele e criando interação.
Pelo blog você pode postar conteúdos informativos, gerar credibilidade, fazer questionamentos, receber dados de contato, etc.
Também aposte na otimização
As técnicas de SEO (otimização de sites) são bastante utilizadas por quem trabalha no marketing digital. Contudo, o foco não devem ser elas, mas a qualidade dos conteúdos postados.
Se houver qualidade de informação, o blog receberá muitos cliques e isso gera melhor posicionamento no ranking de páginas do Google. É bacana utilizar uma técnica ou outra, mas o SEO não pode ser o foco principal, apenas uma complementação.
Planeje os conteúdos
Para saber sobre o que falar em seus textos de marketing de conteúdo, faça um planejamento de postagens. Uma grande dica é baseá-las nas palavras-chave, ou seja, em termos bastante procurados dentro do seu nicho, por consumidores.
Uma grande aliada de quem trabalha com marketing digital é a ferramenta KeywordPlanner, que sugere palavras-chave dentro do que os clientes buscam.
Aumente o tráfego
É hora de começar a aumentar o tráfego em seu site. Você precisa trabalhar estratégias, não apenas esperando que as pessoas cliquem em seu blog.
Uma excelente maneira de fazer isso é criar perfis ou páginas em redes sociais, para compartilhamento de conteúdo, aumento de interação e promoção de produtos ou serviços.
Porém, a venda não é o foco principal dessas mídias. Elas devem ser utilizadas para atrair consumidores para seu blog e também para receber contatos de interessados.
Utilize agregadores
Todavia, ninguém tem tempo para postar as atualizações do blog o tempo todo nas redes sociais. É ideal você entrar frequentemente nessas mídias para responder perguntas e promover interação, mas uma forma interessante de informar conteúdos é a utilização de agregadores.
Ou seja, eles também são aliados dos empreendedores de marketingdigital. Assim, após um cadastro no agregador escolhido, todos os artigos publicados no blog são inseridos automaticamente nas redes sociais.
É uma ótima maneira para aumentar tráfego e número de visitantes, gerando resultados ainda mais rápidos.
Ainda existem muitas formas de iniciar no marketing digital, mas essa introdução já é suficiente. Mãos à obra!
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