- 01/02/2023
- Por: Fernanda Leão
Marketing de relacionamento: entenda a sua importância
As relações nunca estiveram tão em alta, porque as pessoas estão cada vez mais exigentes. Cada vez mais elas esperam algo além das empresas, por isso o marketing de relacionamento é tão essencial nos dias atuais. Quer saber mais sobre a importância dessa estratégia? Então leia!
O que é marketing de relacionamento
Entende-se como marketing de relacionamento todas as estratégias para criar, manter e estreitar o relacionamento entre empresas e clientes. O objetivo dessa tática é fazer com que os consumidores se identifiquem com a marca, o que gera aproximação e fidelização.
Isso é fundamental porque ninguém compra de uma marca sem saber se os produtos ou serviços são bons, se ela é confiável e se realmente vale a pena fazer essa aquisição. É como aceitar o pedido de casamento de uma pessoa sem namorá-la!
Com o tempo, com as experiências adquiridas, se estabelece uma relação de confiança. Assim, pode-se avaliar se a compra do produto ou serviço (ou o pedido de casamento) é viável.
A importância do marketing de relacionamento
É por isso que o marketing de relacionamento é tão importante para as empresas e para as pessoas, porque ele vai não só gerar um relação entre a empresa e o cliente, mas uma relação de confiança, pela identificação e fidelização. Quando a pessoa confiar na empresa, quando ela perceber que vale a pena adquirir o item desejado, ela vai fazer isso.
Portanto, se a sua empresa ainda não construiu uma estratégia de relacionamento com seus consumidores, é hora de começar a mudar a situação. Isso pode ser feito de diversas formas, entre as mais comuns:
- e-mail marketing;
- redes sociais;
- blog;
- site;
- mensagens instantâneas;
- formas de atendimento diversas;
- pesquisas de satisfação.
É preciso dar voz ao consumidor
Muitas vezes, quando uma empresa começa o marketing de relacionamento com a audiência, isso pode gerar incômodo porque nem sempre virão somente elogios. Em uma relação, seja ela qual for, você consegue enxergar os defeitos de alguém, não é?
Mas nem por isso você vai deixar de ficar com aquela pessoa, a não ser que os defeitos sejam graves ou que ela não mude de forma alguma. Desse modo, apesar de às vezes as empresas receberem críticas pelos comentários, pesquisas, caixas de perguntas, etc., isso não quer dizer que tudo esteja perdido.
É preciso saber lidar com essas situações, sempre com respeito e até mesmo satisfação. Afinal, só se pode melhorar quando se sabe o que não está bom!
Não tenha medo de estabelecer um marketing de relacionamento com os consumidores. Trabalhe de forma correta, sempre com empenho e dedicação, foco em melhorias, e os resultados virão.
A sua empresa já atua com marketing de relacionamento? Se sim, que tal implantar ferramentas de melhoria? Sempre é bom aprimorar-se!
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