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Marketing de guerrilha: o que é e como fazer
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  • 10/08/2022
  • Por: Fernanda Leão
Marketing de guerrilha: o que é e como fazer

Marketing de guerrilha: o que é e como fazer

Você já ouviu falar no marketing de guerrilha? Será que tem algo a ver com guerra? Por que a estratégia leva essa denominação? Se for interessante, como fazer marketing de guerrilha na sua empresa? Todas essas dúvidas serão respondidas ao longo do artigo. Acompanhe!

 

O que é marketing de guerrilha?

 

Como você deve imaginar, marketing de guerrilha é uma estratégia para promover a divulgação de produtos e serviços.

 

Utiliza-se a denominação porque essa divulgação acontece de forma pouco convencional, geralmente quando se tem pouco orçamento para isso. Ao contrário do que muitos pensam, não é indicado cortar investimento em marketing, porque isso vai prejudicar ainda mais o seu negócio, então essa estratégia surge como alternativa.

 

Porém, por que esse nome?

 

Porque esse método foi inspirado na Guerra do Vietnã; mais especificamente, nas estratégias que o Vietnã do Norte utilizou. Como eles tinham menos recursos do que o Vietnã do Sul, as estratégias se tornaram um meio para vencer a guerra.

 

Os benefícios do marketing de guerrilha

 

Como você já deve ter percebido, um dos benefícios do marketing de guerrilha é a pouca utilização de recursos. Mas tem mais, é claro, isso porque essa estratégia torna a divulgação de produtos viral, isto é, a campanha pode gerar viralização nas redes sociais.

 

Isso acontece porque, no marketing de guerrilha, as publicações precisam ser extremamente criativas. A empresa precisa investir em algo para a campanha dar certo, obviamente, então aposta-se na criatividade para a publicação de posts fantásticos.

 

Por exemplo, na Indonésia, em uma campanha da Frontline, marca de medicamentos contra pulgas em animais, utilizou-se no piso de um shopping a imagem de um cachorro se coçando. Contudo, a grande sacada foi que, quem olhasse a imagem do segundo andar, tinha a impressão de que as pessoas no térreo eram as pulgas do cachorro.

 

A Ikea também se utilizou do marketing de guerrilha, em Paris, quando colocou móveis no metrô. As pessoas puderam testar a qualidade do mobiliário por duas semanas.

 

Como fazer marketing de guerrilha

 

Agora você deve estar se perguntando como fazer marketing de guerrilha na sua empresa. Vamos aprender?

 

- estude muito bem seu público, para conhecer as pessoas que serão impactadas por sua estratégia;

 

- mantenha a mesma linguagem que você costuma utilizar nas publicações. Nada de fugir das origens para ser criativo;

 

- procure estabelecer parcerias que possam fazer a diferença para a sua empresa, de preferência no mesmo segmento que o seu;

 

- cuidado com as emoções que você poderá provocar com as estratégias, porque uma coisa é causar surpresa, outra bem diferente é chocar, gerar sentimentos negativos.

 

E você sempre deve avaliar seus resultados, para realizar ajustes quando necessário. Não deixe a campanha terminar para testar as métricas!

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27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
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