- 10/08/2022
- Por: Fernanda Leão
Marketing de guerrilha: o que é e como fazer
Você já ouviu falar no marketing de guerrilha? Será que tem algo a ver com guerra? Por que a estratégia leva essa denominação? Se for interessante, como fazer marketing de guerrilha na sua empresa? Todas essas dúvidas serão respondidas ao longo do artigo. Acompanhe!
O que é marketing de guerrilha?
Como você deve imaginar, marketing de guerrilha é uma estratégia para promover a divulgação de produtos e serviços.
Utiliza-se a denominação porque essa divulgação acontece de forma pouco convencional, geralmente quando se tem pouco orçamento para isso. Ao contrário do que muitos pensam, não é indicado cortar investimento em marketing, porque isso vai prejudicar ainda mais o seu negócio, então essa estratégia surge como alternativa.
Porém, por que esse nome?
Porque esse método foi inspirado na Guerra do Vietnã; mais especificamente, nas estratégias que o Vietnã do Norte utilizou. Como eles tinham menos recursos do que o Vietnã do Sul, as estratégias se tornaram um meio para vencer a guerra.
Os benefícios do marketing de guerrilha
Como você já deve ter percebido, um dos benefícios do marketing de guerrilha é a pouca utilização de recursos. Mas tem mais, é claro, isso porque essa estratégia torna a divulgação de produtos viral, isto é, a campanha pode gerar viralização nas redes sociais.
Isso acontece porque, no marketing de guerrilha, as publicações precisam ser extremamente criativas. A empresa precisa investir em algo para a campanha dar certo, obviamente, então aposta-se na criatividade para a publicação de posts fantásticos.
Por exemplo, na Indonésia, em uma campanha da Frontline, marca de medicamentos contra pulgas em animais, utilizou-se no piso de um shopping a imagem de um cachorro se coçando. Contudo, a grande sacada foi que, quem olhasse a imagem do segundo andar, tinha a impressão de que as pessoas no térreo eram as pulgas do cachorro.
A Ikea também se utilizou do marketing de guerrilha, em Paris, quando colocou móveis no metrô. As pessoas puderam testar a qualidade do mobiliário por duas semanas.
Como fazer marketing de guerrilha
Agora você deve estar se perguntando como fazer marketing de guerrilha na sua empresa. Vamos aprender?
- estude muito bem seu público, para conhecer as pessoas que serão impactadas por sua estratégia;
- mantenha a mesma linguagem que você costuma utilizar nas publicações. Nada de fugir das origens para ser criativo;
- procure estabelecer parcerias que possam fazer a diferença para a sua empresa, de preferência no mesmo segmento que o seu;
- cuidado com as emoções que você poderá provocar com as estratégias, porque uma coisa é causar surpresa, outra bem diferente é chocar, gerar sentimentos negativos.
E você sempre deve avaliar seus resultados, para realizar ajustes quando necessário. Não deixe a campanha terminar para testar as métricas!
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00