- 22/11/2017
- Por: Fernanda Leão
Marketing de Conteúdo x Ads: Vantagens e desvantagens
Todas as empresas buscam, ao divulgar sua marca, conquistar cada vez mais clientes e expandir sua receita. Existem várias formas de fazer propaganda para seu negócio, e a internet, como o principal meio de comunicação da atualidade, utiliza o marketing digital como um grande estrategista.
O marketing digital envolve muitas de estratégias para atrair clientes e aumentar as vendas, e as principais são o marketing de conteúdo e os Ads (anúncios em redes como o Google e o Facebook).
Mas qual saber a melhor para meu negócio? Confira as vantagens e desvantagens de cada um.
Marketing de Conteúdo – Vantagens e Desvantagens
O marketing de conteúdo, quando segue as melhores práticas, pode aumentar o reconhecimento da sua empresa através da Gerar brand awareness, e o engajamento das pessoas pela interação constante com a marca ou serviço.
Através dessa estratégia a empresa consegue explicar melhor o serviço oferecido para o público e gerar leads, que conseguirá informações de possíveis clientes e qualifica-os, possibilitando guiar o processo de compra.
Como é mais acessível, é possível diminuir o custo da venda por atrair clientes de forma mais “barata”, além de conseguir aumentar o lifetime-value, que significa expandir o tempo que determinado cliente contrata o serviço, diminuindo também os custos com novos clientes ao fidelizar os antigos.
Aqui você não precisa investir dinheiro, porém precisa de um domínio, um blog e conteúdo, necessitando investir muito o tempo e conhecimento para desenvolver, publicar e distribuir os conteúdos.
Ou seja, é necessário um grande comprometimento e os resultados aparecerem somente a longo prazo, porém quando conquista a autoridade, o tráfego e a reputação aumentam constantemente. Assim o investimento de tempo é diminuído e gera então mais clientes e o aumento da receita.
Ads – Vantagens e Desvantagens
Os anúncios alcançam possíveis clientes, com o perfil do produto oferecido, mais rápido e no momento estratégico. Além disso, permitem o controle da mensagem exibida, como a descrição exata do produto, dicas e design para maior atração.
Com isso gera maior possibilidade de vendas e o resultado é imediato, pois tem maior potencial de alcance, possibilitando os primeiros resultados no Google Adwords e a abrangência orgânica nos anúncios nas redes sociais.
Os anúncios são pagos por cada clique que gera, porém há como administrar os valores gastos. Só que apesar do retorno mais rápido, ele só vai continuar crescendo caso invista mais dinheiro, caso contrário o benefício desaparece.
Então qual escolher?
Essa decisão vai depender muito do tipo da empresa, do momento em que ela vive e dos objetivos.
Ambos possuem efeitos positivos no marketing se executados corretamente, se diferenciando somente no tempo de conquista dos clientes e nos valores gastos. Pois no marketing de conteúdo, mesmo sendo mais lento a conquista dos clientes, os melhores ganhos são a longo prazo.
Os anúncios atraem imediatamente os clientes e tem um ponto final caso não seja investido mais nada. Portando vise suas necessidades e escolha a melhor opção.
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