- 20/03/2019
- Por: Fernanda Leão

Maiores tendências de marketing digital para 2019
Quais são as maiores tendências do marketing digital para 2019? O que esperar dessa estratégia para este ano? Já se passaram dois meses, conheça as novidades para não perder mais tempo!
Soluções próprias para empresas
Pequenas e médias empresas estão cada vez mais buscando soluções próprias para si, pois desejam desenvolver suas próprias estruturas de marketing digital. Ou seja, por conta dos orçamentos apertados, busca-se investimento online sem contratação de agências, mas com capacitação e qualificação em cursos na área.
Assim, não se deixa de investir em uma estratégia fundamental para as empresas, e não se perde qualidade nas ações de marketing, reduzindo custos e criando uma cultura própria.
Otimização de conteúdo se mantém em alta
É claro que a otimização de conteúdo se mantém entre as tendências de marketing digital deste ano, porque é a responsável pela exibição na busca orgânica. Seu lugar de destaque também se faz presente por conta das soluções próprias mencionadas acima, resultantes dos orçamentos apertados.
Dessa forma, se investe em conteúdo online, na otimização para boas posições no ranking do buscador, sem custos com mídias pagas.
Pesquisas por voz aumentam consideravelmente
Ainda no marketing de busca, é fundamental falar da ferramenta de pesquisa por voz, que teve seu volume aumentado consideravelmente. Das aproximadamente 3,5 bilhões de buscas feitas diariamente no Google, em torno de 1/3 são feitas por comando de voz.
De posse desse conhecimento, sua empresa deve adequar-se a essa realidade, para não perder o excelente tráfego de buscas na internet.
Campanhas inteligentes pelo Google Ads
Falamos no aumento do investimento em busca orgânica, mas é claro que os anúncios patrocinados se mantêm fortes no marketing digital. Afinal, se empresas de pequeno e médio porte nem sempre podem investir no patrocínio de anúncios, o mesmo não se pode dizer de grandes empresas, que apostam pesado na estratégia.
O Google Adwords agora se chama Google Ads, e novas ferramentas para criação de anúncios foram disponibilizadas aos usuários. É importante destacar que são bastante interessantes para pequenas e médias empresas, não somente para as grandes.
Desse modo, todas as empresas que investirem em Ads poderão criar e gerenciar suas campanhas com mais facilidade.
Chatbots são realidade permanente
Acredita-se que os chatbots vieram para ficar. Se você não sabe do que estamos falando, é uma ferramenta de respostas automáticas, e ela, apesar de ainda ser recente, se popularizou e tornou tendência por ser bastante acessível às empresas.
O mercado de chatbot cresceu 24% ao ano, e 45% dos usuários finais da ferramenta preferem utilizá-la para atendimento primário (dados disponibilizados por Grand View Research). A mesma fonte informou que acredita-se que em cinco anos, 80% das comunicações feitas com os consumidores sejam por chatbots.
Quais ferramentas você já utiliza em sua empresa? Quais quer implantar?
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