- 11/01/2022
- Por: Fernanda Leão

Linha editorial para redes sociais: tudo o que você precisa saber
Quem pretende ganhar dinheiro pelas redes sociais precisa postar todos os dias. Porém, é comum ficar sem assunto, não saber o que postar. Isso acontece com você? Leia o artigo a seguir para descobrir tudo o que você precisa saber sobre linha editorial.
O que é linha editorial?
Quem trabalha com redes sociais deve ter uma linha editorial. Ela é uma técnica fundamental para quem faz marketing de conteúdo, porque estipula quais tópicos serão utilizados nas postagens de determinado período.
É uma estratégia advinda do jornalismo, e os benefícios servem para ambos. Para a empresa, porque facilita as publicações futuras; para o cliente, porque ele mais ou menos já sabe o que esperar das postagens daquele perfil, porque os temas são bem definidos e afins.
Qual a importância da linha editorial?
Quando a linha editorial é bem aplicada, sua importância é essencial. Isso porque a empresa vai criar conteúdos que interessam o público, que geram identificação com as pessoas. E você sabe que isso pode trazer inúmeras vantagens, como:
- engajamento;
- conexão;
- fidelização;
- conversão.
Como criar a sua linha editorial
Agora que você conheceu um pouco sobre a definição de linha editorial, vai saber como criar a sua, já que ela é tão importante para quem faz marketing digital pelas redes sociais.
Por exemplo, digamos que você trabalhe com a área de saúde e beleza. As temáticas serão abordadas em uma linha editorial que pode incluir resenhas de produtos, tutoriais curtos e longos, dicas, tópicos, vídeos, etc.
Dentro dessas formas de abordagem você vai definir o que tratar em cada uma. Mas para que isso dê certo você precisa primeiro entender algumas coisas, como qual é o seu nicho e mercado de atuação, quem é o seu público-alvo e quais meios você vai escolher para trabalhar nas redes sociais.
A partir daí você pode definir os assuntos que serão tratados nas publicações e também o cronograma de postagens, isto é, quando cada post será publicado e em qual rede social. Isso porque os conteúdos nem sempre servem para todas as mídias, contudo geralmente podem ser adaptados para caberem nelas.
Eu preciso fazer uma linha editorial?
A linha editorial é a solução perfeita para quem não consegue postar todos os dias por não saber o que publicar, por não ter tempo para fazer isso. Se você tem uma linha editorial definida, com cronograma de postagem pronto, pode resolver o marketing das redes sociais em duas horas.
Afinal, você não perderá tempo quebrando a cabeça e pesquisando assuntos, e poderá agendar as suas postagens da semana facilmente. Agora você já sabe o que fazer: comece a planejar sua linha editorial!
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00
