- 09/01/2018
- Por: Fernanda Leão
Lições sobre Marketing Digital que podemos aprender com o Netflix
A Netflix é a queridinha de muitos por seu ótimo conteúdo e facilidade de navegação. Além da possibilidade de ser utilizada em SmartTv Boxes, pode ser disponível tanto para usuários que paguem o plano diretamente no cartão de crédito ou utilizem a modalidade pré-paga encontrada em supermercados.
A plataforma é uma das mais amadas do Brasil, avaliada em 60 bilhões de dólares, com números incríveis de:
- 109 milhões de assinantes em ascenção;
- 1 bilhão de horas de consumo por semana;
- 40 milhões de seguidores no facebook;
- 4 milhões de seguidores no twitter americano;
- 2,5 milhões de inscritos no Youtube.
Mesmo sendo óbvio seu serviço de qualidade, boa performance e preço justo, a Netflix pode ensinar dicas valiosas de Marketing Digital. Entenda.
Produção de conteúdo original
Em 1997 a Netflix trabalhava com aluguel de filmes, até que começou a produzir um conteúdo original que, hoje, ocupa 40% do seu acervo. Parece fora do comum, mas a empresa investe pesado em Marketing de Conteúdo.
A empresa também possui blogs, newsletter e usa e abusa de Inboud Marketing como redes sociais, e-mail marketing e métricas relevantes de maneira atrativa. Seu conteúdo varia em:
- Séries;
- Filmes;
- Documentários;
- Animações;
- Séries-documentário;
- Reality shows;
- Stand-up;
- Animes;
Conteúdo gerado pelo usuário
Não são poucos os canais do Youtube que falam bem da empresa. Quando os fãs começam a criar conteúdo nas redes, eles engajam, encantam e geram o famoso Buzz Marketing.
Serviço de atendimento ao consumidor
Em todos os empreendimentos, é possível que surjam alguns problemas. Entrar em contato com o SAC é sempre terrível, mas, a Netflix é uma empresa moderna e, geralmente, muitos de seus casos se tornam virais e resultam em publicidade para a marca.
- Facilidade no cancelamento. É possível cancelar e renovar o contrato com apenas um clique. Sem burocracia. Os cadastros cancelados continuam registrados. Se alguém quiser voltar: sem problemas.
- Atendimento individualizado. A Netflix faz com que seus usuários se sintam confortáveis, mesmo quando reportando um problema.
Social Media
A Netflix tem vários cases de sucesso nas redes sociais. A equipe compreende a audiência, aproveita as oportunidades e dialoga com o consumidor de uma maneira única.
Eles estão em vários canais como o Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, utilizando estratégias específicas para uma melhor interação com o usuário em cada um deles, levando em consideração tendências e épocas específicas. Como estratégia, estão sempre presentes, apoiando seus valores e interagindo positivamente com outras marcas.
Data
A Netflix é especialista em observar dados e personalizar sua programação. Assim, é importante levar esse aspecto em conta para uma fidelização efetiva. Por meio destes dados, eles:
- Fazem trailers customizados;
- Recolhem dados para criar novas séries;
- Realizam testes A/B visando a experiência do usuário;
- Ofereceram amostras (primeiro mês gratuito).
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00