Leia na íntegra



Voltar para o Blog

KPI (Key Performance Indicator): o que são e como podem ser utilizados nas universidades

KPI (Key Performance Indicator): o que são e como podem ser utilizados nas universidades

KPI é um termo muito utilizado no ambiente corporativo devido a sua amplitude, porém ele é um termo que foi originalmente criado pelo marketing. Seu significado é bem intuitivo de acordo com a sua tradução, KPI (Indicadores de desempenho de metas).

Os KPIs ajudam a realizar o acompanhamento bem próximo dos resultados, sejam eles de curto, médio ou longo prazo. Pois isso, ajuda a indicar se a empresa está no caminho certo, se pode pegar um atalho ou se precisa mudar um pouco seu rumo para conseguir atingir a sua meta.

Eles são considerados como a melhor forma de demonstrar um determinando resultado, inclusive para pessoas que possam não ter o mesmo conhecimento técnico que o criador do KPI em questão, porém conseguirá compartilhar da mesma visão sobre um determinado resultado.

Como aplicar KPI dentro das universidades

Existem diversas formas e aplicações práticas para aplicar os indicadores de desempenho de metas dentro das universidades e vamos mostrar algumas dessas formas:

  • Indicadores de produtividade: a aplicação prática de um indicador de produtividade para uma universidade é conseguir determinar com clareza o quanto a aprendizado está sendo absorvido, medindo a partir das notas dos alunos a partir do tempo disponibilizado para tal. A produtividade é importante para entender onde é preciso melhorar para conseguir atingir os demais KPI estabelecidos.
  • Indicadores de qualidade: o mais importante dentro de uma universidade é o aprendizado, correto? Para isso precisamos de alguns itens, como: material disponível de estudo, boa qualidade das salas de aulas, qualificação técnica de todo o corpo docente, logo um caminho para medir esse indicador é quantificar as reclamações vindas dos alunos e funcionários. Assim, você conseguirá saber pela quantidade de reclamações de cada setor onde está o seu problema caso ele exista.
  • Indicadores estratégicos: esses KPIs são para direcionar a universidade, ou qualquer outra empresa que esteja necessitando de auxilio a encontrar o caminho para chegar até o seu objetivo, que pode ser o aumento no número de alunos, criação de novas unidades ou criação de franquias em outros estados para proporcionar expansão.

Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site