- 01/03/2023
- Por: Fernanda Leão
Itens indispensáveis no seu planejamento de marketing digital
Já estamos no segundo mês do ano, portanto você deveria estar colocando em prática as suas estratégias de marketing digital. Porém, se nem fez o planejamento, saiba que você não pode perder mais tempo e precisa trabalhar com mais afinco, mas é possível. Antes de pôr as mãos à obra, confira os itens indispensáveis no seu planejamento de marketing digital.
Estude o seu público
Não tem como planejar o marketing digital da sua empresa se você não souber quem é o seu público. Afinal, é para ele que você vai vender seus produtos ou serviços, então é para ele que você deve direcionar as suas táticas.
Quanto mais você estudar o seu público, mais vai conhecê-lo. Dessa forma, saberá em detalhes e sem perder tempo como tornar consumidores em clientes. Você pode fazer isso principalmente por meio de testes e pelas métricas das suas redes sociais. Estude, é importante.
Estipule objetivos e metas
Depois é hora de você estipular objetivos e metas. Tome como exemplo o sonho de viajar para a Europa. Quando você quer ir para lá? Do que precisa para tornar o seu sonho uma realidade? E que métodos vai aplicar para não deixar o sonho apenas na cabeça?
É isso que você deve fazer no seu planejamento de marketing digital. O seu objetivo é vender mais? Coloque uma meta: quantos por cento? E o que você precisa para fazer isso, que métodos vai aplicar para tornar real o que deseja?
Objetivo é o que você quer, porém a meta é o que poderá mudar tudo. Sempre coloque prazos. Sempre, não abra mão disso.
Invista nos canais em que seu público está
Outra coisa que não pode faltar no seu planejamento de marketing digital é o investimento nos canais em que seu público está. Você vai descobrir os meios ideais pelo estudo do público, e depois é o momento de investir para obter seus resultados desejados.
Por exemplo, se você souber que o seu público se concentra no Instagram, o que vai fazer para atingir os objetivos e metas por esse canal social? Uma boa ideia é investir em anúncios patrocinados, mas precisa ter estratégia para dar certo. Só colocar dinheiro, sem estratégia, é jogar dinheiro fora.
Analise os resultados
Depois de fazer isso, você precisa voltar às suas métricas. Aliás, volte a elas com frequência, pois são elas que mostram se o caminho traçado está dando certo ou não. E faça ajustes sempre que for preciso, não espere o final do ano para tentar acertar no próximo planejamento.
Se as métricas estiverem mostrando um caminho que você não deseja trilhar, retome o seu planejamento quando necessário. Não tenha medo de fazer isso. E boa sorte!
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