- 11/01/2017
- Por: Fernanda Leão
Inovações geram novos hábitos ou novos hábitos geram inovações?
É fato que nossa vida mudou radicalmente de alguns anos para cá. Mas, será que foi a inovação que gerou esses novos hábitos na população ou foram nossos novos hábitos que forçaram a inovação?
O ovo ou a galinha?
A pergunta mencionada no título faz alusão ao surgimento do ovo ou da galinha. Quem veio primeiro? Contudo, é mais fácil responder ao questionamento feito por nós, pois a inovação gerou novos hábitos.
Por exemplo: há algum tempo, as pessoas se correspondiam com seus parentes e amigos apenas por carta. Quando surgiu o telefone, a comunicação se tornou mais rápida e eficaz, sendo seguida pelo e-mail, bate-papo e chamadas de vídeo, entre outras formas.
Essa inovação na maneira de se comunicar gerou novos hábitos na população. A tecnologia aproximou as pessoas, que se sentem mais próximas até mesmo de quem está em outro país.
Inovação gerou novos hábitos
E mais: as pessoas na atualidade fazem suas compras pela internet. Isso era impensável há alguns anos, quando precisávamos sair de casa para adquirir bens. É muito fácil também fazer pedidos de comida pela web, recebendo o alimento em pouco tempo no endereço informado para entrega.
A tecnologia também aumentou a produtividade nas empresas. Hoje a maioria delas é informatizada. Inclusive, nem precisamos mais de escritório físico para trabalhar. É possível trabalhar de casa, ou em qualquer lugar.
A produção nas indústrias também foi facilitada pelo uso de máquinas e robôs. O mesmo acontece na agricultura, facilitando o trabalho dos produtores rurais.
Avanço mudou comportamentos
Por conta desses avanços tecnológicos, o comportamento das pessoas mudou. Isso afetou nossos hábitos, sem que nós percebamos. Você talvez nem note, mas provavelmente não acessava tanto tempo a internet há alguns anos.
Chegava ao escritório e não ficava por vários minutos respondendo e enviando e-mails ou então utilizando boa parte do seu horário de almoço para acessar as redes sociais. Em viagens, não fazia check-in nem tirava fotos para atualizar seu perfil.
E mais: se não fosse a inovação, você provavelmente teria entretenimento de outra forma, já que não havia vários jogos à sua disposição na internet ou nos videogames ultramodernos.
Sim, o avanço tecnológico trouxe inovação e mudou comportamentos e atitudes, muitos deles imperceptíveis. É corriqueiro acessar emails, usar o celular para tirar fotografias, pagar contas pelo aplicativo do smartphone, sacar dinheiro em caixas eletrônicos, utilizar cartão de crédito ou débito para adquirir itens, etc.
Aonde a inovação chegou
A inovação atingiu diversos setores de nossa vida, alterando nossos hábitos em diversos quesitos. Já falamos de comunicação, consumo, produtividade, facilidades no trabalho, tecnológicas, etc.
Mas não podemos nos esquecer de que a inovação alterou também os hábitos de marketing, nosso segmento. Antes, trabalhava-se muito de modo tradicional, especialmente com outdoors e depois com telemarketing e mala direta.
Hoje, temos a facilidade do marketing digital, como email marketing, marketing de conteúdo e outras formas de despertar a atenção do consumidor para o produto ou serviço oferecido.
Isso tudo é prova de que a inovação gerou novos hábitos no consumidor, mas também precisamos destacar que os novos hábitos colaboram com a inovação, forçando a inclusão ou melhoramento dos itens já existentes.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00