Leia na íntegra



Voltar para o Blog

Qual a importância do benchmarking no marketing digital?

Qual a importância do benchmarking no marketing digital?

Hoje você conhecerá o significado e a importância do benchmarking no marketing digital. É uma estratégia que pode beneficiar grandemente a sua empresa, melhorando a sua atuação no segmento.

O que é benchmarking?

Para entender a sua importância, primeiro você precisa saber o que é benchmarking. Sua origem é inglesa (benchmark) e quer dizer referência. Ou seja, é uma análise detalhada sobre as estratégias utilizadas pelos seus concorrentes.

É uma técnica bastante praticada para analisar o desempenho de determinadas áreas (produtos, processos logísticos, etc.). Com a obtenção de dados, é feita uma medição de informações que podem auxiliar o crescimento de sua empresa.

Então, esses dados servirão de benchmark, ou referência, para sua empresa desenvolver iniciativas para melhorar seu desempenho perante os concorrentes.

Por que o benchmarking é importante?

 A importância do benchmarking é fundamental para empresas que desejam crescer e melhorar sua atuação no segmento. É normal fazer comparações com os concorrentes, especialmente porque é importante saber como a empresa se comporta perante as que vendem produtos do mesmo ramo que a sua.

Com o benchmarking pode haver melhoria nos processos, mas é essencial saber que nem tudo o que os concorrentes fazem pode ser bom para o seu negócio. Uma estratégia pode funcionar para uma empresa, mas não gerar os mesmos resultados para outra. É importante analisar as informações obtidas para:

  • Identificar as estratégias de marketing digital que necessitam de melhorias ou mudanças;
  • Descobrir as práticas de sucesso dos concorrentes, especialmente daqueles que têm conhecimento sobre determinado assunto;
  • A importância do benchmarking é essencial para quem deseja sair na frente, dentre as empresas do mesmo segmento;
  • Receber novas referências de concorrentes e, com elas, ganhar argumentos para discutir investimentos futuros;
  • Criar estratégias que colocarão sua empresa entre as melhores do ramo, favorecendo o seu crescimento.

Benchmarking é amigo do marketing digital

O benchmarking é um grande amigo do marketing digital, pois ele é um guia para que sua empresa examine as suas estratégias, bem como as praticadas pelos concorrentes, especialmente aqueles que são referência no mercado.

Melhoria de resultados

É imprescindível a importância do benchmarking para empresas que desejam melhorar seus resultados, sejam eles aumento na geração de leads, maior número de visitantes, melhor presença nas redes sociais, aumento nas posições do ranking do Google, etc.

Analisando os dados, é possível consertar o que não está indo bem, melhorando os resultados desejados.

Porém, é importante não se basear totalmente nas estratégias da concorrência, tornando-se refém dela. O que pode ser feito é analisar o que ela faz de bom, utilizando algumas estratégias a favor de sua empresa.


Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site