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Importância da empatia no relacionamento com clientes
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  • 24/10/2018
  • Por: Fernanda Leão
Importância da empatia no relacionamento com clientes

Importância da empatia no relacionamento com clientes

Empatia é colocar-se no lugar do outro. Você se coloca no lugar de seus clientes, ao pensar nas campanhas de marketing digital, ao relacionar-se com eles? Se não, você está errando! Leia o texto abaixo para conhecer a importância da empatia no relacionamento com clientes.

 

O que o cliente traz à empresa?

 

Quando um consumidor entra em contato com sua empresa, o que você espera dele? A maioria das pessoas erra ao dizer que espera a conversão, ou seja, que ele compre seus produtos ou serviços.

 

Contudo, quando nos limitamos a enxergar uma pessoa apenas como compradora, nós nos esquecemos de procurar entender seus aspectos emocionais e psicológicos, que são fundamentais para o relacionamento.

 

Se a concorrência for empática, ou seja, se ela procurar entender o cliente, em vez de apenas tentar vender algo para ele, sua empresa estará em maus lençóis.

 

Cliente x pessoa

 

O cliente é quem paga, reclama e esclarece dúvidas, e cancela a compra de produtos e serviços.

 

Já a pessoa é quem compra porque tem desejos e necessidades; reclama porque um problema com um produto ou serviço atrapalha sua vida; cancela porque suas motivações mudaram.

 

As diferenças são grandes, como você pode perceber. O cliente sempre tem um motivo (a palavra porque). Sua empresa deve atender à pessoa, isto é, entender o contexto que motivou as suas aspirações e necessidades.

 

Como desenvolver a empatia com os clientes

 

Conheça o perfil de seus clientes: identifique os padrões, para você saber como atender cada perfil de cliente. Pode ser um pouco difícil a princípio, mas valerá a pena mais tarde. Aqui entra a criação de personas, em vez de apenas pensar no público-alvo.

 

Monitore constantemente o seu perfil de cliente. As redes sociais são bastante interessantes para obter essa métrica, para que você entenda o comportamento do consumidor. Esta medição constante fará com que o número de reclamações diminua, mas também para sua empresa descobrir as motivações da audiência, que é o motivo principal. Deste modo, será possível atender com excelência, surpreendendo positivamente seus clientes.

 

Outra forma de desenvolver empatia com seus consumidores é bem fácil: pergunte! Estes questionamentos podem ser feitos por e-mail marketing ou por pesquisas de satisfação. Utilize as redes sociais e a base de contatos para entender a audiência, e também para descobrir o que falta para seus produtos ou serviços brilharem aos olhos do público.

 

Desenvolver a empatia com seus clientes é uma via de duas mãos. É interessante para o cliente porque a empresa descobre o que ele quer, podendo atendê-lo. Para a empresa, porque o cliente é quem sustenta seus pilares. Entendeu a importância da empatia no relacionamento?

 

 

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