Leia na íntegra



Voltar para o Blog

Importância da arquitetura da informação e design de um site

Importância da arquitetura da informação e design de um site

Criar um site é uma tarefa que requer atenção quanto à arquitetura da informação e seu design. Abaixo você conhecerá a importância desses quesitos e por que eles são relevantes para o sucesso de seu negócio.

O que é arquitetura da informação?

Quando pensamos na função de um arquiteto, vem à mente o trabalho de organização dos espaços, dos ambientes. No caso de websites, a arquitetura da informação é a forma como os dados são dispostos na página, visando sua fácil identificação e compreensão.

O arquiteto da informação constrói o esqueleto, a estrutura do site, para que as demais informações possam se apoiar nele. Dessa forma, a navegação pelos conteúdos é facilitada.

A importância da arquitetura

Mas, será que a arquitetura de um site é tão importante assim? Pois bem, se as informações não forem dispostas de acordo com sua importância e hierarquia, os resultados podem não ser os esperados. Por esse motivo, diz-se que ela é imprescindível!

O que deve ser levado em consideração

Portanto, para que um site tenha boa arquitetura da informação e bom design, alguns quesitos devem ser levados em consideração pelo profissional que o criará:

  • Os objetivos da página;
  • O público-alvo;
  • A tendência para sites do mesmo segmento de atuação, especialmente pelas nomenclaturas e estruturas;
  • Uso de ícones e elementos facilitadores da navegação.

É realmente imprescindível?

O uso adequado da arquitetura da informação e um bom design para um site fazem com que seja aumentada a quantidade de visitas, porque quando o acesso é facilitado, o usuário se sente apto a retornar à página.

Assim, as informações que você pretende que o consumidor veja primeiro estarão em destaque, sendo apresentadas com prioridade, objetividade e agilidade. Dessa forma, evita-se a insatisfação e o abandono da visita por não encontrar a informação desejada.

Como colaborar para a arquitetura

A criação de um site, priorizando a arquitetura da informação e o design da página, geralmente não fica a cargo do administrador do website ou do empreendedor, a tarefa é delegada a um profissional da área de informática.

Porém, é possível colaborar com o trabalho dele ao programar alguns passos importantes para sua empresa:

  • Relacione todos os conteúdos que você pretende adicionar ao site;
  • Organize-os em áreas, para que as informações possam ser estruturadas;
  • Defina o grau de importância de cada área, de acordo com os seus principais objetivos com a página;
  • Em seguida, defina a nomenclatura de cada segmento, dividindo-os em menu, submenu, chamada, etc.

Evitando a frustação do consumidor

Todos esses passos são fundamentais para uma boa arquitetura de um site. Também se deve trabalhar no seu design, que deve ser intuitivo, ou seja, fácil de navegar mesmo na primeira visitação.

O consumidor tem vários motivos para não comprar um produto ou serviço que você oferece em sua página, mas peca-se excessivamente quando o problema é a dificuldade de navegação.

Por esse motivo, é imprescindível trabalhar bem a arquitetura da informação e o design de um site, já que eles influenciam diretamente nos resultados de uma empresa.


Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site