- 07/03/2023
- Por: Fernanda Leão
Google Ads e Facebook Ads: principais diferenças
Se você está pensando em investir capital em anúncios, parabéns! Com a estratégia adequada, você tende a receber um bom retorno. Contudo, se você não sabe onde investir, se nos anúncios do Google ou do Facebook, leia este artigo para conhecer as diferenças entre os anunciantes.
Quanto à segmentação
Talvez você não saiba, mas muito do retorno de um anúncio patrocinado vem da segmentação. Isto é, se você não fizer uma boa segmentação de público na preparação do anúncio, poderá apenas jogar dinheiro fora, sem obter retorno. Dessa forma, entenda que a segmentação é um dos pontos mais importantes do anúncio patrocinado.
No Facebook Ads, você pode fazer segmentação de pessoas por gênero, idade, localização, etc., enquanto que no Google Ads isso acontece através de palavras-chave. Por exemplo, para quem procurar por determinada palavra-chave nos termos de pesquisa.
Isso não quer dizer que um é melhor do que o outro, mas que você precisa entender essa característica dos dois anunciantes para conseguir sucesso com a estratégia.
Quanto à fase do consumidor na jornada de compra
Essa diferença tem bastante a ver com a etapa que o consumidor está na jornada de compra, tornando-se mais próximo ou ainda em preparação para a aquisição do produto ou serviço. Como assim?
Quando alguém se interessa por um item, essa pessoa pode procurá-lo tanto nas redes sociais quanto no buscador, porém geralmente a aquisição não acontece por meio da rede social, como o Facebook. É mais comum as pessoas acessarem o buscador e, em seguida, o site da empresa.
Assim sendo, se você quiser atingir pessoas que já estão prontas para comprar o item, então é mais interessante investir no Google Ads. Pelo contrário, se as pessoas ainda precisarem ser alimentadas com conteúdos para ultrapassar a jornada de compra, pense no Facebook Ads.
Quanto ao formato de exibição do anúncio
Mais uma diferença entre Facebook Ads e Google Ads pode ser encontrada na exibição do anúncio. Quando você entrar nas duas plataformas, repare que no Facebook os anúncios patrocinados são exibidos tanto no feed de notícias quanto na barra lateral.
Já no Google, os anúncios pagos são aqueles que aparecem em destaque, principalmente nas partes superior e inferior do navegador. Porém, a diferença é que podem aparecer em diversos formatos, seja em imagem, banner, texto, vídeo e até mesmo nos outros canais do Google, como o Youtube.
Olhando assim, pode parecer mais interessante apostar no Google Ads, por conta desse benefício. Contudo, patrocinar um anúncio no buscador não gera a ferramenta de remarketing, isto é, quando você pesquisa algo e depois recebe promoções e anúncios sobre aquele item.
É por esse motivo que você deve analisar qual das duas propostas atende mais a sua estratégia, para assim decidir qual é a melhor. Comece a estudar para sair na frente!
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