- 11/10/2020
- Por: Fernanda Leão
Gatilhos mentais para usar na sua comunicação
Há diversos gatilhos mentais que você pode usar na comunicação com o consumidor, por meio do blog, site e redes sociais. Abaixo você conhecerá cinco, acompanhe.
Reciprocidade
Esse gatilho mental está ligado ao sentimento de que você deve um favor ou gentileza a alguém que fez um favor ou gentileza a você. Sendo assim, se você promove conteúdo de qualidade à audiência, fornece descontos, promoções ou amostras grátis, presta um bom atendimento, resolveu uma dor ou necessidade do cliente, ele tende a fazer algo para você, em retribuição.
No caso, tende a comprar na sua loja, a comprar novamente sempre que puder e também a indicar o seu estabelecimento para outras pessoas. E o melhor: sem que você precise pedir.
Compromisso e Coerência
Esse gatilho se apoia na premissa de que devemos ser coerentes, estáveis, confiantes. As pessoas coerentes são aquelas em quem os outros têm credibilidade. Se você sempre agir com coerência em suas ações, sejam elas on-line ou presenciais, as pessoas perceberão isso e preferirão comprar na sua empresa.
Quanto ao compromisso é mais ou menos assim também. Isto é, se você se comprometeu a fazer algo, deve cumprir, custe o que custar. Se você sempre agir dessa forma, terminamos a frase igualmente: as pessoas perceberão isso e preferirão comprar na sua empresa. Compromisso e coerência são gatilhos para vendas e recomendações.
Aprovação Social
É claro que as pessoas se importam com o que os outros pensam de si, por mais que digam o contrário. Então, se alguém se comportar de uma forma e receber elogios, é provável que outros façam igual, para ter a mesma reação positiva. A aprovação social é importante.
É por isso que celebridades costumam fazer propaganda de determinados produtos, seja na televisão, em suas redes sociais, etc. Se uma pessoa importante, conceituada ou famosa comprou ou indicou, as pessoas tendem a fazer o mesmo porque querem se sentir próximas daquela estrela. E quanto mais pessoas comprarem, mais pessoas tendem a comprar. Se foi aprovado pela sociedade, elas querem.
Afeição
Você consegue negar um pedido feito por alguém de quem você gosta muito? É difícil, parte nosso coração. Sendo assim, apresentamos mais um gatilho, o da afeição.
Por ele, o psicológico age na preferência, o sentimento sai na frente. Se alguém que você gosta o indicou para um vendedor, metade do caminho para o fechamento da venda está feito. Você age pela simpatia, pelo afeto.
Autoridade
Quando você precisa de uma informação, provavelmente recorre ao Google. Ele é autoridade no segmento de pesquisas. Porém, talvez você tenha sites de confiança para pesquisar sobre determinados assuntos. Eles são autoridade naquele segmento, para você.
Se esse site falar que algo é bom, você acreditará e poderá comprar o que eles oferecerem. Para uma empresa, ser autoridade sobre alguém pode refletir em muitas vendas e indicações.
Continuaremos em breve nossa explanação. Acompanhe para não perder nada!
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