- 19/11/2020
- Por: Fernanda Leão
Gatilhos mentais – parte 2
Há algumas semanas, iniciamos nossa exploração sobre o tema gatilhos mentais. Como prometido, voltamos a falar sobre eles e, abaixo, você confere a parte dois desse assunto.
Escassez
Você acredita que, quanto menos quantidade de algo, mais valioso esse item se torna? Pelo princípio da escassez, é verdadeiro. É por isso que tantas empresas trabalham com esse gatilho mental na mente dos consumidores, declarando que o estoque está no fim, são poucas unidades, etc.
As pessoas podem até não precisar daquele produto, mas a escassez, a probabilidade de não o terem, faz com que repensem a compra. A vantagem de obter algo que nem todos terão, que esgotará em poucas horas, se sobressai à necessidade de aquisição. A escassez enche os olhos das pessoas.
Resistência psicológica
Também conhecido como reatância psicológica, esse princípio significa a reação humana relacionada à diminuição do controle pessoal. Ele quer dizer que, quando a liberdade de escolha de alguém é ameaçada ou limitada, a necessidade de preservar as nossas vontades faz com que queiramos algo muito mais do que antes.
Pegaremos gancho no gatilho acima para que você possa entender bem como funciona a resistência psicológica. Digamos que a escassez é um fator que afetou a nossa liberdade de escolha, já que eu posso querer comprar um determinado produto daqui a uma semana. Se o estoque é limitado, pode não ter mais o item disponível dentro de sete dias. Sendo assim, esse desejo de aquisição se torna ainda maior.
Para adquirir esse produto, agregando escassez e reatância psicológica, a pessoa tende a se justificar para comprar o item que, muitas vezes, ela nem precisa. Por exemplo: eu trabalho, eu mereço, está barato, está em promoção, etc.
Censura
Outro gatilho mental, o último de nossa explanação, é a censura. Isto é, a reação humana a algo que é proibido gera uma vontade muito maior de conhecer, de adquirir, de experienciar um item. Pela censura, nos tornamos favoráveis a algo que, fora do gatilho mental, poderíamos até mesmo ser contra.
É o caso de filmes censurados por conta de atos machistas, racistas, etc. Quantas vezes, bastou um filme ser proibido para se tornar líder de visualizações? Até mesmo a possibilidade de censura já torna o item um objeto de desejo, algo que, se não fosse o caso, passaria despercebido para aquela pessoa.
Agora, imagine um livro com chance de censura, por exemplo, com quantidades limitadas em estoque. Já pensou no grande volume de vendas que ele terá?
Muitos gatilhos mentais existentes
Em duas partes, nós citamos vários gatilhos mentais. Esses são os principais, e eles já são o bastante para que você possa conhecer e aplicar essas estratégias em suas vendas, para que elas aumentem consideravelmente.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00