- 04/08/2021
- Por: Fernanda Leão
Funil de conteúdo para redes sociais: aprenda a construir o seu
Os consumidores passam por um funil de vendas, uma jornada de compra, até chegar ao destino desejado, que é a aquisição do produto ou serviço. Contudo, as empresas podem dar um empurrãozinho e incentivar as pessoas a passarem para a etapa seguinte, através de conteúdos em redes sociais. Leia para aprender a fazer isso!
O que é funil de conteúdo?
Primeiramente, precisamos falar de funil de vendas, que é a jornada de compras propriamente dita. São essas as etapas: descoberta, interesse, consideração, pretensão, avaliação e compra. O funil de conteúdo toma como base o funil de vendas, mas aplica estratégias para acelerar o processo.
O funil de conteúdo é o funil de vendas em alta velocidade. Através de estratégias de marketing, as pessoas podem passar do conhecimento para a avaliação; através de estratégias de vendas, podem passar da avaliação para a compra.
Assim, o marketing de conteúdo pode facilitar as decisões de compra de produtos ou serviços, diminuindo as etapas para três: topo do funil, meio do funil e fundo do funil.
Como construir o seu funil de conteúdo
No topo do funil, as pessoas ainda não conhecem o seu produto ou serviço, ou conhecem muito pouco, então as postagens precisam ser de atração, repletas de informações para que elas continuem em sua jornada de compra.
Essa etapa não deve conter anúncios de produtos nem tentativas de venda, pois é informativa, educativa. Para tanto, o conteúdo deve ser altamente relevante ao consumidor, para gerar identificação com a audiência e proximidade.
O meio do funil de conteúdo é a fase em que a pessoa já conhece a sua empresa, seus produtos e serviços, e sabe que você pode ajudá-lo em algum momento. Sendo assim, as postagens devem conter essa afirmação, devem continuar a mostrar qualidade e informação, e você pode começar a se mostrar um pouco vendedor.
Aqui, você pode esclarecer dúvidas frequentes dos consumidores, fazer detalhamento de produtos e serviços, provar que realmente entende do assunto e que é capaz de resolver problemas por meio do que você vende.
A última etapa é o fundo do funil, quando as pessoas conhecem sua empresa, seus produtos e serviços em detalhes, e continuam achando que você tem o meio para solucionar suas dores e necessidades.
Nessa fase, a pessoa está considerando fechar a compra com a sua empresa, através de prós e contras, então as postagens em redes sociais precisam ser mais diretas, com conteúdo persuasivo, que encaminha o consumidor para o fechamento da venda.
Você pode divulgar depoimentos, avaliações, casos de sucesso, enfim, estimativas reais que comprovem a satisfação e a resolução de problemas com o seu produto ou serviço.
Diante do exposto, você já pode começar a planejar suas estratégias!
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