- 28/11/2017
- Por: Fernanda Leão
Experiência do usuário: o que é?
User experience, experiência do usuário ou UX, significa o conjunto de experiências que o consumidor tem ao usar produtos ou serviços. Essa prática não se aplica somente ao navegar pela internet, mas também em todas as tarefas diárias e setores.
Essa ferramenta é uma das chaves para o sucesso de projetos, pois aborda várias vertentes que ajudam a concluir as tarefas com mais eficiência. Essa experiência global aborda as questões práticas, como usabilidade e design, e também o lado emocional, como vontade de uso.
Fatores essenciais em experiência do usuário
Para conseguir uma melhor Experiência ao Usuário, existem alguns elementos do projeto que devem ser contemplados desde o início da preparação, que são eles:
- Arquitetura da informação: direciona o usuário, através do estudo do seu comportamento e das suas necessidades, ao caminho que ele deve seguir ao usar um produto ou um serviço.
- Design de interação: é o estudo que além de facilitar, também incentiva o cliente a interagir melhor com o produto ou com um aplicativo.
- Design visual: é uma parte muito importante, pois as cores e imagens vão criar uma identidade visual que atraem mais o usuário, facilitando a compreensão das mensagens e das utilidades do produto oferecido.
- Estratégia de conteúdo: essa etapa deve ser bem construída, analisando como e porque o produto ou serviço será divulgado.
- Pesquisa com usuários: para melhores resultados, deve haver a pesquisa das informações e necessidades do usuário, pois assim a experiência ao usuário pode ser melhorada.
- Usabilidade: por isso, esse conjunto de experiência, deve ser além de funcional, também prazeroso de usar.
Experiência do usuário na internet
A experiência do usuário na internet tem se tornado cada vez mais importante, pois a boa prática vai proporcionar maior procura e conseqüentemente maiores vendas e aumento da produtividade de uma empresa através do seu site.
Porém na rede, é necessário que tenha alta responsividade e carregamento rápido da página, pois isso vai garantir aos usuários melhor experiência. E não se delimita a apenar sites de venda, aplicativos de mapas, de filmes e séries, etc também influenciam nessa concepção.
Porém criar boas experiências vai além do uma tecnologia avançada, é aquela que permite a leveza e rapidez de um programa, pois o essencial é entender o contexto em que esse uso será feito, sendo o diferencial competitivo.
As empresas devem entender que trabalhar com as diferenças é essencial para transformar a experiência do usuário em algo positivo, procurando sempre novas idéias e novas motivações, a fim de suprir as necessidades do cliente e tornar os sites mais funcionais.
Por isso, deve-se criar entrevistas com os usuários, maneiras de entender suas emoções, estudar padrões e tendências, ser claro nas propostas de usabilidade e de valores e se dedicar à navegação em aplicativos móveis. Importante evitar formulários complexos, pois sempre deve pensar em como o usuário terá melhor experiência e aproveitamento ao pesquisar sobre seu produto.
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