- 03/07/2018
- Por: Fernanda Leão
Estratégias para melhorar o atendimento ao cliente
Com a popularização da internet, o consumidor está cada vez mais atento. O preço nem sempre é o fator mais importante em uma compra, ele deseja se sentir especial, quer estabelecer uma relação de confiança com a loja, algo mais do que apenas uma troca entre dinheiro e produtos. Conheça estratégias para melhorar o atendimento ao cliente.
Atendimento como solução de problemas
A tecnologia cria produtos diariamente, tornando a nossa rotina mais prática e fácil. Contudo, nem sempre conhecemos estes itens que podem solucionar problemas ou melhorar o nosso dia a dia.
É papel da empresa divulgar esses produtos ao cliente, em suas estratégias de marketing digital. Contudo, como dissemos acima, o consumidor precisa entender que a venda não é o foco, e sim, mostrar que a empresa pode resolver uma dificuldade sua, que seu relacionamento pode proporcionar essa melhoria em sua rotina. Se o consumidor acreditar nisso, a venda pode acontecer.
Relacionamento é a chave
Isto porque o relacionamento é a chave para fortalecer a confiança do consumidor. É preciso melhorar o atendimento ao cliente, facilitando a sua comunicação com a empresa. Se não há ligações ou outras formas de contato, algo está muito errado, pode acreditar.
O cliente precisa contatar a empresa, mesmo que seja para reclamar de algo. Esta reclamação é bom sinal, quer dizer que ele não está satisfeito, mas que ainda não desistiu da marca, que está proporcionando uma chance de remissão. Se o contato não acontecer, aquele cliente passou para a concorrência. Portanto, dê esta abertura nos canais de relacionamento, e trate a todos com respeito e dedicação, principalmente as reclamações. Não deixe de atender nenhum cliente!
Colha opiniões regularmente
Outra estratégia para melhorar o atendimento ao cliente é colher opiniões regularmente. As redes sociais propiciam isso facilmente, e o retorno do consumidor é fundamental para conhecer os resultados de suas campanhas.
Como citamos acima, não trate com desrespeito nem ignore aquele consumidor que reclamou. Se necessário, assuma erros e peça desculpas, mas só prometa aquilo que realmente poderá cumprir. Jamais descumpra algo combinado, é um erro crucial!
Não se esqueça também do cliente interno, ou seja, os seus colaboradores, seus parceiros de trabalho, fornecedores, etc. Peça opinião sincera e esteja aberto a críticas de qualquer tipo. Elas são valiosas e proporcionam crescimento à empresa.
Mantenha contato regular
O último tópico se refere ao contato regular com os clientes, não somente para divulgar seus produtos e serviços, mas como forma de entretenimento educativo. Ou seja, faça postagens em site, blog e redes sociais, podendo inclusive investir no e-mail marketing para cultivar este relacionamento.
Faça postagens de interação, ofereça descontos, promoções ou brindes para quem se cadastrar, e incentive a comunicação, sempre. Desse modo, irá melhorar o atendimento ao cliente e o retorno virá, com certeza.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00