Leia na íntegra



Voltar para o Blog

Estratégia de Logística para E-commerce

Estratégia de Logística para E-commerce

Excelência no atendimento e tratamento personalizado tornam-se praticamente uma obrigação nos dias atuais visto que os clientes estão cada vez mais exigentes. Porém, muitos empreendimentos principalmente quando falamos do e-commerce ainda não entenderam essa mudança no perfil do cliente.

As lojas virtuais que estão a mais tempo no mercado descobriram um novo perfil dos seus clientes, e conseguem conquistar mais clientes aplicando a logística reversa. Mas o que seria isso?

Logística reversa

A logística reversa nada mais é que o processo de troca ou devolução de produtos por parte do cliente para a loja virtual. A loja deve retornar outro produto ou estornar o valor que foi pago. É muito simples, porém na prática não funciona muito bem, pois as lojas virtuais não facilitam essa troca, mesmo sendo um direito garantido pelo código de defesa do consumidor no artigo 49, onde diz claramente que o consumidor tem até 7 dias a partir da data da entrega para realizar a troca, seja por qual motivo for.

Já que é um direito do consumidor, o mais certo a fazer é manter um relacionamento aberto e sincero para não perde-lo. Deve ficar claro que ele pode desistir da compra mas jamais da loja. Para que seu cliente não desista do seu e-commerce, veja algumas dicas:

  • Deixe as regras para troca em uma área de fácil visualização

Todas as regras para que a troca seja efetuada precisa estar acessível ao cliente. As definições de coleta, troca, devolução de dinheiro, garantia do produto e defeito precisam estar claras para evitar que existam brechas no entendimento.

  • Melhores formas de coleta

Normalmente as lojas virtuais só oferecem apenas uma forma de entrega que é via correios, com o cliente arcando os custos, dessa forma o cliente custeia sua própria troca, uma vez que não existe nada que impeça a loja de estabelecer essa prática. Faça diferente, conquiste seu cliente. Espalhe coletores dos produtos pela cidade ou tenha pontos fixos para que ele possa realizar a troca de uma forma mais fácil e sem custos.

Esses são práticas simples que podem fazer a diferença no relacionamento com seu cliente.


Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site