- 06/12/2016
- Por: Fernanda Leão
Erros comuns ao abrir uma empresa
Muitos empresários não são bem-sucedidos em seus negócios porque cometem alguns erros desde sua abertura. Confira alguns erros comuns ao abrir uma empresa e já comece fazendo a diferença.
Empreender sem motivo
Talvez o principal erro dos empresários seja empreender sem motivo. Ou seja, iniciam um negócio porque perderam seu emprego e querem trabalhar sem chefes. Então, sem planejamento algum, sacam seu dinheiro do FGTS e abrem uma empresa.
É preciso entender que nem todos têm o perfil empreendedor, então é importante verificar se a pessoas tem características específicas como otimismo, coragem, autoconfiança, etc.
Falta de plano de negócio
Como citamos acima, a falta de planejamento é um dos erros comuns ao abrir uma empresa. É imprescindível ter um bom plano de negócio, um documento que não precisa ser extenso, mas que deve esclarecer o conceito do estabelecimento, a vantagem em relação aos concorrentes e a região que possui mais compradores.
Além disso, o plano de negócio para empresas de sucesso contém a alocação dos recursos humanos e financeiros, etc., sendo fundamental para consulta sempre que o empreendedor precisar se focar, se planejar e se antecipar a desafios.
Produtos sem diferencial
Se o concorrente vende o mesmo produto que você, por que o consumidor irá preferir comprar em sua empresa? Sem um diferencial, o empreendedor comete erros desde a abertura da empresa.
A sua diferença pode ser o serviço prestado, o mercado de atuação, o preço, enfim, deve ser algo que atenda às necessidades do consumidor. É importante sempre ir além da concorrência, entendendo o cliente e atendendo-o da melhor forma possível. Para isso, esteja atento ao mercado, não somente aos seus concorrentes.
Falta de reconhecimento de oportunidades
Muitos empreendedores cometem erros comuns ao abrir suas empresas porque não reconhecem oportunidades reais de negócio quando elas aparecem. Você deve estar lembrado das franquias de iogurte congelado, por exemplo. Sabe por que muitas delas não deram certo?
Porque elas apenas fizeram o que muitos estavam fazendo. Os empreendedores simplesmente entraram na onda, acreditando que seriam bem-sucedidos já que o produto era bem consumido.
Para não cometer esse erro, é fundamental conhecer a concorrência e o mercado onde o empreendedor está entrando. Vale conversar com consumidores e ouvir suas críticas, buscando sugestões e soluções para eles. E mais: a participação em feiras de negócio pode ser um diferencial.
Não conhecer o cliente
Nós já mencionamos isso no texto, mas sempre é bom repetir, já que não conhecer o cliente remete diretamente em erros comuns ao abrir uma empresa. Não é possível ser bem- sucedido atirando para todos os lados, sem conhecer o público-alvo do seu produto ou serviço. Só conhecendo-o é que o empreendedor poderá atendê-lo corretamente.
Sem isso, muito provavelmente a empresa estará fadada ao fracasso, com perda de tempo e dinheiro para o proprietário. É importante ter foco, bom planejamento e sempre passar uma boa imagem para o consumidor, cumprindo prazos e garantindo a sua satisfação.
Os principais erros
Ainda há outros erros que os empreendedores cometem na abertura da empresa, mas acreditamos que esses sejam os principais. Seguindo nossas dicas, você poderá ser um empreendedor bem-sucedido.
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