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Engajamento: o que é e como calcular o seu nas redes sociais
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  • 04/10/2021
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Engajamento: o que é e como calcular o seu nas redes sociais

Engajamento: o que é e como calcular o seu nas redes sociais

Muito se fala em engajamento nas rede sociais. Mas você sabe o que significa essa expressão? E mais, sabe como calcular o seu engajamento no Instagram? Venha conosco para descobrir!

 

O que é engajamento?

 

É uma métrica das redes sociais que inclui curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques, salvamentos, mensagens enviadas por direct e menções.

 

Como você pode ver, o engajamento é amplo e cada ação realizada simboliza um envolvimento diferente, mas, a grosso modo, representa o quanto as pessoas se interessaram pela sua postagem.

 

Sendo assim, cada ação realizada tem um peso diferente. Uma curtida, por exemplo, tem menos peso do que um compartilhamento, mas tudo representa o interesse do seguidor pela publicação e também é uma forma de saber se as suas postagens estão sendo relevantes para os seguidores.

 

Como calcular o engajamento nas redes sociais

 

Para você conhecer muito bem o seu público, recomenda-se calcular duas taxas de engajamento: a pública e a real.

 

A taxa de engajamento pública não considera o alcance do post, apenas tem como base o número de seguidores. Já na taxa de engajamento real o alcance é considerado, como você já deve ter imaginado. Assim, o número de interações é dividido pelo alcance, não pelos seguidores.

 

Veja a fórmula abaixo:

 

Taxa de engajamento real = número de interações que o post recebeu dividido pelo alcance. Aqui, considere as interações como curtidas (ou reações), comentários, compartilhamentos e cliques).

 

Vamos a um exemplo para melhor entendimento?

 

Digamos que um post recebeu duzentas interações e alcance de quinze mil pessoas, em um perfil com dez mil seguidores. A taxa real de engajamento é: 200 / 15.000 = 0,013 x 100 = 1,33%.

 

Pela taxa de engajamento pública:

 

200 / 10.000 = 0,02 x 100 = 2%.

 

Como você pode perceber, a taxa de engajamento pública é maior, mas não é uma taxa muito precisa, pois não leva em conta o alcance do post.

 

Analise com regularidade as suas métricas

 

A sua conta no Instagram é comercial? Se ainda não, migre agora mesmo, porque é essencial ter acesso às métricas de sua empresa.

 

No seu perfil, clique nas três barras horizontais no canto superior direito e depois em Insights. Lá, você conhecerá as métricas do seu perfil nos últimos dias, como as interações, o alcance, o número de seguidores e também todas as informações sobre o seu público, como a localização geográfica, a faixa etária e o gênero.

 

São essas métricas que você deve avaliar, pois são as que realmente importam. Reações enchem o ego, fazem bem para o coração, mas não enchem o bolso porque não trazem vendas. Reações são importantes, mas não é tudo.

 

Calcule a taxa de engajamento agora!

 

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