Leia na íntegra



Voltar para o Blog

É oficial! Os acessos à internet via smartphone são a maioria

É oficial! Os acessos à internet via smartphone são a maioria

Há não muito tempo atrás, o computador de mesa era o principal meio de acesso à internet. Porém, as estatísticas foram mudando devido ao uso de celulares para conexão. E elas mudaram completamente, pois os acessos à internet via smartphone são a maioria. Veja as estatísticas.

Maioria nas casas

Os celulares com acesso à internet estão em 80% das casas brasileiras. Enquanto isso, os computadores de mesa, ou PCs, estão presentes em menor quantidade: 76,6%. São dados coletados pelo IBGE em 2014, pela Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (PNAD), provando que a internet chegou a mais de 50% das casas em nosso país.

Pela primeira vez, os acessos à internet via smartphone são a maioria: 29,6 milhões das 36,8 milhões de casas conectadas fazem acesso via dispositivos móveis.

Computadores em segundo lugar

Até 2013, os acessos à internet eram feitos, em sua maioria, por computadores pessoais. Contudo, no ano seguinte as conexões por meio desse equipamento caíram e hoje eles estão em segundo lugar na pesquisa promovida pelo PNAD.

No mesmo ano, os acessos à internet também eram mais escassos. Isto é, apenas 42,4% das casas faziam conexão por PC, sendo que o acesso por tablet ou celular consistia em 11,5% do total.

Outras formas de acesso

Na pesquisa anterior, tablets e TVs Smart estavam nas colocações seguintes, com 21,9% e 4,9%, respectivamente. Pela atual pesquisa, as outras formas de acesso também mudaram: 17,4% dos usuários de internet conseguem conexão por TVs inteligentes e 23,1% se conectam por tablets.

Muitas casas possuem mais de um dos dispositivos citados, mas a pesquisa contou todos os aparelhos domésticos. E o resultado foi que os acessos à internet via smartphone são a maioria.

Ou seja, apesar de as pessoas possuírem mais de um dispositivo eletrônico em suas residências, elas preferem acessar a rede pelo celular.

E a pesquisa do PNAD também nos mostra uma estatística interessante: no Amapá, 49,5% das pessoas acessam a internet por celulares, enquanto 23,2% dos usuários de internet das Minas Gerais preferem essa forma de conexão. É o maior e menor número, mas mesmo na menor porcentagem os acessos à internet via smartphone são maioria, ou seja, contra 20,4%.

Onde há preferência por computadores pessoais?

Entretanto, ainda há predominância de conexões em computadores pessoais em alguns estados. Os estados Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina possuem mais usuários que preferem conectar-se à internet por computadores de mesa.

O que não quer dizer que os moradores desses estados não utilizem celular para conexão. Acontece que eles se apresentam em menor quantidade, quando é feita a comparação.

Formas de conexão

A pesquisa feita pelo IBGE também mostra as formas de conexão preferidas pelo brasileiro. Como era de se esperar, o uso de dados móveis deu um salto: hoje, 62,8% das casas se conectam dessa forma.

Porém, a banda larga fixa, motor das redes wireless, avançou também e está presente em 71,9% das casas brasileiras. Nos estados do Norte, contudo, a banda larga móvel é a vencedora. E há uso em muitas residências de ambos os tipos de conexão.

Essas estatísticas são prova de que os acessos à internet via smartphone são a maioria. Para você ter ideia, a conexão discada se faz presente em apenas 0,8% das casas.

 


Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site