Leia na íntegra



Voltar para o Blog

E-mail marketing para relacionamento e reativação de cliente (e não como spam)

E-mail marketing para relacionamento e reativação de cliente (e não como spam)

Muitas empresas utilizam o e-mail como solução de marketing. Porém, algumas inadequações nessa prática acabam tornando-a spam, um incômodo para o cliente, causando efeito contrário. Saiba como utilizar a estratégia de e-mail marketing de forma adequada, para relacionamento e reativação do consumidor.

Estratégia certeira para reativá-lo

Uma estratégia certeira para reativação do cliente inativo, ou seja, aquele que deixou de comprar na sua empresa, é o envio periódico de e-mail marketing. Assim, o consumidor conhece seus produtos e serviços, obtém conteúdo informativo de qualidade sobre o segmento ao qual seu negócio pertence, além de conhecer mais sobre a marca.

É uma forma imediata para reativar antigos consumidores, com certeza uma das que mais geram resultados. E mais: a reativação sai muito mais em conta do que criar uma lista de clientes nova. Afinal, a pessoa já comprou com você, já deu seu voto de confiança.

Para acertar na estratégia, é preciso que o e-mail marketing possua alguns quesitos:

  • Analise por que o cliente deixou de comprar na sua empresa (se ele está inativo ou perdido). Para reativar quem ainda não compra com o concorrente, faça uma campanha espetacular, irresistível para ele;
  • Segmente adequadamente os leads, caprichando na personalização do e-mail. Ofereça valor, entregue conteúdo e dê brindes de acordo com a chamada para ação;
  • Não seja persistente, saiba a hora de parar. O spam tornará perdido um cliente inativo;
  • Tenha uma oferta relevante para o consumidor, que apresente uma solução para o seu problema ou necessidade, mostrando que o entende.

Estratégia adequada para fidelização

Contudo, o e-mail marketing também pode e deve ser utilizado para relacionamento com o consumidor. Assim, se constrói e se mantém uma relação com o cliente, com baixo custo de execução e alto retorno do investimento.

Para acertar na estratégia, primeiramente é preciso conhecer o seu público. Assim, as técnicas para envio de informações serão eficazes. Faça-se presente em todos os processos, informando o status do pedido e agradecendo a confiança depositada, quando a venda for virtual. Quando houver um cadastro, envie um e-mail gratificando a subscrição. Tudo isso é fácil de fazer de maneira automática.

Também é possível utilizar a estratégia para enviar informações detalhadas sobre um produto visualizado, mas não comprado, inclusive oferecendo um desconto ou brinde para a aquisição.

Você também pode favorecer o relacionamento com o consumidor pelo envio de um e-mail marketing com ofertas exclusivas para os clientes cadastrados, disponibilizando descontos, promoções, frete grátis, etc., pela interação estreitada entre a empresa e o consumidor. E mais: faça isso também em datas comemorativas, como Natal, Páscoa ou aniversário do cliente.

Aqui também entra a estratégia de envio de conteúdo relevante. Quando a pessoa gosta de receber informações da empresa, porque aprende com as novidades e se sente importante para o negócio, todos ganham. Capriche no marketing de conteúdo para receber o retorno esperado.

O e-mail marketing é uma estratégia excelente para relacionamento e reativação de clientes. Quando não se torna spam, é uma arma poderosa para aumentar as conversões e os resultados positivos. Aposte para progredir!


Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site