Leia na íntegra



Voltar para o Blog

Domínio e hospedagem: conheça as diferenças e sua importância

Domínio e hospedagem: conheça as diferenças e sua importância

Domínio e hospedagem: qual a diferença?

A diferença entre domínio e hospedagem pode ser perfeitamente comparada a uma situação do mundo real: uma empresa possui um nome (uma marca) e possui um ponto comercial. Na internet, essa regra também é válida.

 

O domínio é, simplesmente, o nome do endereço do site. Nosso domínio, por exemplo, é o www.finalite.com.br. Os domínios podem ser registrados como .com, .com.br, .net, .br, .org, entre outras opções que variam de acordo com o tipo de negócio da sua organização, contudo esses detalhes abordaremos em uma outra publicação específica. Há uma taxa a ser paga pelo seu domínio anualmente, ficando por volta de R$20,00 – R$30,00. Diversas empresas fornecem o registro de domínio, tanto no Brasil, quanto no exterior.

 

Ter um domínio próprio é extremamente importante na hora de se colocar na internet, principalmente para aqueles que desejam trabalhar online ou usar a web como vitrine para o seu negócio. Ele mostra quão profissional é aquele site e credita valor ao seu conteúdo.

 

E a hospedagem?

A hospedagem seria o ponto comercial virtual. O serviço consiste em manter o seu site no ar por meio de servidores. Há hospedagens gratuitas e pagas, mas as diferenças são muitas e, na esmagadora maioria das vezes, pagar uma hospedagem garante menos transtornos, tornando-se um investimento interessante. Abaixo, listamos alguns pontos para se atentar na hora de escolher a empresa que prestará o serviço de hospedagem para o seu site:

 

  • Espaço disponível
  • Banda que comporte um número considerável de tráfego para o site (sempre a mais, para evitar que o site “caia” quando atingir um pico de tráfego)
  • Painel de controle intuitivo
  • Fácil acesso às estatísticas

 

Outro ponto positivo de ter o seu domínio e hospedagem é a criação de um e-mail com o seu endereço personalizado (você@suaempresa.com.br). Existem planos que fornecem números variados de e-mails, sendo ideal para empresas médias que desejam contas para cada departamento e/ou funcionário.

 

Toda a estrutura de um site (tanto aquela interna, de programação, quanto a externa, de layout) se beneficia em ser o mais personalizada possível. É nítido quando entramos em um site “amador” e quando passeamos por uma página que se dedica ao seu funcionamento e ao seu propósito perante o público.

 

Você dá o devido valor à apresentação da sua página na web?


Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site