Leia na íntegra



Voltar para o Blog

Diferenças entre SEO e SEM

Diferenças entre SEO e SEM

Até pouco tempo atrás, um dos fatores determinantes para o sucesso de um produto, serviço ou marca era uma caríssima campanha publicitária nas mídias tradicionais. Hoje, com o advento da internet, este cenário esta um pouco diferente.

Segundo dados de diversas pesquisas, os mecanismos de busca são usados por mais de 90% das pessoas para pesquisar informações sobre produtos ou serviços antes de realizar a compra.  Isso indica que estar bem posicionado nestes mecanismos é indispensável para divulgar seu negócio.

Existem duas maneiras de aparecer nas primeiras posições nos buscadores: pagar um anúncio ou otimizar a página para a busca orgânica. Essas duas diferentes estratégias são conhecidas pelos termos SEO e SEM. Conheça as duas definições:

SEO – Search Engine Optimization

Conjunto de estratégias que visa melhorar o posicionamento orgânico de um site nos mecanismos de busca, ou seja, coloca- los nas melhores posições. As técnicas de SEO são aplicadas tanto na programação, quanto no conteúdo e no layout do portal. Além disso, para alcançar uma boa posição é necessário que o site seja ágil, leve, relevante e atrativo para o público.

SEM – Search Engine Marketing

 Anúncios pagos que aparecem em posição de destaque, acima dos resultados orgânicos. O valor das campanhas de SEM é calculado por CPC (custo por clique). O custo destes cliques varia de acordo com a palavra chave, tipo de anúncio e quantidade de concorrentes.

 

Google Adwords

De acordo com dados da comScore, o Google é o buscador preferido por cerca de 95% dos brasileiros. O Adwords, produto mais rentável da corporação sendo responsável por mais de 90% do seu faturamento, é uma ferramenta utilizada no SEM. Chamados também de links patrocinados, são inseridos na parte superior ou no canto direito da página do Google.

 

SEO e SEM, qual a melhor opção?

Se gerar tráfego e converter negócios estão entre os objetivos da empresa, as duas opções são válidas. Não há problema algum em aplicar ambas as estratégias ao mesmo tempo. Contudo, o SEO deve ser uma prática permanente, enquanto o SEM deve ser usado em campanhas pontuais.

Devemos estar cientes de que o uso destes métodos nem sempre é garantia de alcance de bons resultados. As métricas do Google mudam a cada dia, por isso, a aplicação do SEO não assegura as primeiras posições. Em relação ao SEM, as campanhas devem ser muito bem planejadas. Primeiro para que seus anúncios se destaquem da concorrência. Segundo, porque uma campanha mal planejada pode atrair cliques indevidos, o que aumenta seu custo.

As duas estratégias têm suas vantagens.É preciso conhece- las antes de aplica- las para que seus resultados sejam ainda mais assertivos.

Vantagens do SEO:

  • Não tem custos
  • Atrai tráfego qualificado, ou seja, usuários realmente interessados no seu site.
  • Fortalece a marca;
  • Dá credibilidade ao site.

Vantagens do SEM:

  • É mais barato que a mídia tradicional;
  • O anunciante só paga quando o usuário clica;
  • Aumenta o tráfego do site;
  • Dá visibilidade à marca.

Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site