• (11) 3170-3183
  • finalite@finalite.com.br
Agência de Marketing Finalité
  • Home
  • Institucional
  • Expertise
    • DESIGN
      • Criação de identidade visual
      • Design de embalagens
      • Criação de catálogos
      • Vídeos institucionais e animações
      • Desenhos técnicos
    • DIGITAL
      • Criação de sites e lojas virtuais
      • SEO / otimização de sites
      • Gestão de redes sociais
      • Campanhas Google Adwords
      • Loja virtual para gráfica
    • CONTENT
      • Produção de conteúdo para blogs
      • Redação de artigos publicitários
      • Conteúdo para SEO
      • Pauta e conteúdo para redes sociais
      • Revisões e traduções de textos
    • CONTRATOS
      • Fee mensal
      • Pacote serviços de design
      • Pacote serviços digitais
      • Design + digital
      • Planejamento de marketing
  • Contato
  • Solicitar Orçamento
Quais são as diferenças entre persona e público-alvo?
  • Home
  • Blog
  • Leia na íntegra
  • 02/09/2020
  • Por: Fernanda Leão
Quais são as diferenças entre persona e público-alvo?

Quais são as diferenças entre persona e público-alvo?

Persona e público-alvo são essenciais para quem trabalha com marketing digital. Você sabe o que significam esses termos e quais as diferenças entre eles? Conheça para planejar suas campanhas e vender mais!

 

O que é público-alvo?

 

É a definição geral do seu potencial cliente, abrangendo dados sociais, econômicos, escolares e demográficos, por exemplo. Aqui podem ser inseridas informações como idade, cidade de residência, escolaridade, estado civil, profissão e hábitos de compra, entre outras.

 

O público-alvo é interessante para o planejamento de marketing digital, mas hoje preza-se mais pela persona, que você conhecerá a seguir.

 

O que é persona?

 

Também conhecida como byer persona, é o seu cliente ideal, isto é, alguém com o conjunto de características ideais para comprar seu produto. A persona também contém dados das pessoas, mas com uma riqueza de detalhes não percebida no público-alvo.

 

Enquanto o público-alvo informa dados sociais, econômicos e demográficos apenas, a persona vai além e exibe passatempos, uso de redes sociais, estilo de vida, ambições, necessidades relacionadas a produtos, até mesmo cria um nome fictício.

 

Ela é muito mais interessante para o planejamento de marketing digital do que o público-alvo, sendo que esse último está caindo em desuso justamente por conta dessa falta de detalhes. A persona facilita demais o trabalho da equipe de marketing por criar empatia e facilitar a abordagem nas campanhas.

 

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

 

A resposta para essa pergunta já foi mencionada acima, isto é, a persona detalha informações não notadas no público-alvo. Você conhecerá mais nos exemplos abaixo, isto facilitará bastante a sua compreensão.

 

Moradores de Campinas, de 25 a 35 anos, proprietários de pequenas empresas, solteiros, graduados em Administração de Empresas, faixa salarial entre cinco e sete mil reais. Esse é o público-alvo. Agora, conheça a riqueza de detalhes fornecida pela persona, com essas mesmas informações e muito mais:

 

João Cláudio, morador de Campinas, tem 27 anos e é solteiro. Ele abriu a sua pequena empresa de móveis para escritório após concluir a graduação em Administração de Empresas, e possui em média uma renda de seis mil reais mensais. Nas horas vagas, João Cláudio gosta de pesquisar novidades especialmente no Instagram, em sua maioria nas noites de segunda a sexta-feira. Sendo assim, procura seguir influenciadores digitais no seu segmento de preferência, isto é, games. Suas atividades são essencialmente online, seja para compras ou entretenimento, delegando suas saídas mais para o trabalho.

 

Percebeu a diferença? No público-alvo, conseguimos descrevê-lo ao utilizar três linhas. Para a persona, quase sete. Sendo assim, ambos são importantes para o marketing digital, mas um é mais específico e o outro mais abrangente.

 

Quais são a persona e o público-alvo de sua empresa? Se não existem, é hora de defini-los!

diferenças entre persona e público-alvopersona e público-alvopersonapúblico-alvoo que é personao que é público alvo
Espalhe por aí...
Leia também
Principais erros que as empresas cometem no Instagram
Principais erros que as empresas cometem no Instagram
O que é identidade visual e por que você precisa de uma
O que é identidade visual e por que você precisa de uma
Dicas para gerenciar equipes remotas
Dicas para gerenciar equipes remotas

Expertise

  • Design
  • Criação de identidade visual
  • Design de embalagens
  • Criação de catálogos
  • Vídeos institucionais e animações
  • Desenhos técnicos
  • Criação de logotipos 3D
  • Digital
  • Criação de sites e lojas virtuais
  • SEO / otimização de sites
  • Gestão de redes sociais
  • Campanhas Google Adwords
  • Loja virtual para gráfica
  • Atualização e manutenção de sites
  • Content
  • Produção de conteúdo para blogs
  • Redação de artigos publicitários
  • Conteúdo para SEO
  • Pauta e conteúdo para redes sociais
  • Revisões e traduções de textos
  • Contratos
  • Fee mensal
  • Pacote serviços de design
  • Pacote serviços digitais
  • Design + digital
  • Planejamento de marketing

Sobre a Finalité

Agência de Marketing com especializações nas áreas digital e design gráfico – criação de websites, e-Commerces, desenvolvimento de identidade visual e correlatos. Localizada no Grande ABC – SP, município de Santo André – Bairro Jadim.
Redatores / colunistas
27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
Fernanda Leão
Formada em Letras, com Pós em Gestão e Mestrado em Marketing e Práticas Web. Além de redatora, também empreendedora do segmento de ensino online e responsável pela criação e publicação de e-books no setor. Paixão por escrever, viajar e partilhar ideias.
Katiane Miranda
Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing e Graduado em Administração de Empresas, com extensa atuação na área de projetos de marketing digital e offline. Apaixonado por gestão, conteúdo e fanático por resultados.
Ricardo Mietti
Redes Sociais
Tags do site
  • Criação de vídeos institucionais
  • Criação de sites
  • Criação Lojas Virtuais
  • e-Commerce
  • SEO / Otimização de sites
  • Design Gráfico
  • Desenvolvimento de Identidade Visual
  • Identidade Corporativa
  • Logomarcas 3d
  • Sites para gráficas e Web to print
  • E-mail marketing
  • Agência de publicidade
  • Desenvolvimento de lojas virtuais em SP
PRONTO PARA UMA NOVA EXPERIÊNCIA?
Solicite um orçamento Assuntos não comerciais
ENDEREÇO

Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento

CONTATOS

+55 (11) 3170-3183
E-mail: finalite@finalite.com.br

REDES SOCIAIS
WORKING HOURS

Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por
dentro das novidades.

* Dados sigilosos - não enviamos spam

Agência de Marketin Finalité

Podemos estar juntos?
Entre em contato conosco, envie seu e-mail, conte-nos o que necessita e juntos encontraremos a melhor alternativa para projetar seu site e sua marca!

Tel: +55 (11) 3170-3183

E-mail: finalite@finalite.com.br

Página de contato

LINKS
  • Home
  • Digital
  • Design / produções
  • Content
  • Fee
  • Sitemap
  • Criar QR Corde
SOCIAL
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
  • Blog
ÚLTIMAS DO BLOG
  • Como criar uma estratégia...
  • Transformação Digital: pa...
  • Impacto da Inteligência A...
  • Como criar uma proposta ú...
  • Estratégias para melhorar...
  • Como Usar o ChatGPT para ...
  • O que fazer para aumentar...
ENDEREÇO

Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento

© Copyright 2025 Finalité Produtividade em Marketing ®
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência para sua navegação. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Top Orçamentos / InformaçõesOrçamentos / Informações
Sitemap
  • Home
  • Institucional
  • Solicitar Orçamento
  • Blog
  • Expertise
  • Sitemap
  • Criar QR Corde
  • DESIGN
  • Criação de identidade visual
  • Design de embalagens
  • Criação de catálogos
  • Vídeos institucionais e animações
  • Desenhos técnicos
  • Criação de logotipos 3D
  • DIGITAL
  • Criação de sites e lojas virtuais
  • SEO / otimização de sites
  • Gestão de redes sociais
  • Campanhas Google Adwords
  • Loja virtual para gráfica
  • Atualização e manutenção de sites
  • CONTENT
  • Produção de conteúdo para blogs
  • Redação de artigos publicitários
  • Conteúdo para SEO
  • Pauta e conteúdo para redes sociais
  • Revisões e traduções de textos
  • CONTRATOS
  • Fee mensal
  • Pacote serviços de design
  • Pacote serviços digitais
  • Design + digital
  • Planejamento de marketing