- 02/09/2020
- Por: Fernanda Leão

Quais são as diferenças entre persona e público-alvo?
Persona e público-alvo são essenciais para quem trabalha com marketing digital. Você sabe o que significam esses termos e quais as diferenças entre eles? Conheça para planejar suas campanhas e vender mais!
O que é público-alvo?
É a definição geral do seu potencial cliente, abrangendo dados sociais, econômicos, escolares e demográficos, por exemplo. Aqui podem ser inseridas informações como idade, cidade de residência, escolaridade, estado civil, profissão e hábitos de compra, entre outras.
O público-alvo é interessante para o planejamento de marketing digital, mas hoje preza-se mais pela persona, que você conhecerá a seguir.
O que é persona?
Também conhecida como byer persona, é o seu cliente ideal, isto é, alguém com o conjunto de características ideais para comprar seu produto. A persona também contém dados das pessoas, mas com uma riqueza de detalhes não percebida no público-alvo.
Enquanto o público-alvo informa dados sociais, econômicos e demográficos apenas, a persona vai além e exibe passatempos, uso de redes sociais, estilo de vida, ambições, necessidades relacionadas a produtos, até mesmo cria um nome fictício.
Ela é muito mais interessante para o planejamento de marketing digital do que o público-alvo, sendo que esse último está caindo em desuso justamente por conta dessa falta de detalhes. A persona facilita demais o trabalho da equipe de marketing por criar empatia e facilitar a abordagem nas campanhas.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
A resposta para essa pergunta já foi mencionada acima, isto é, a persona detalha informações não notadas no público-alvo. Você conhecerá mais nos exemplos abaixo, isto facilitará bastante a sua compreensão.
Moradores de Campinas, de 25 a 35 anos, proprietários de pequenas empresas, solteiros, graduados em Administração de Empresas, faixa salarial entre cinco e sete mil reais. Esse é o público-alvo. Agora, conheça a riqueza de detalhes fornecida pela persona, com essas mesmas informações e muito mais:
João Cláudio, morador de Campinas, tem 27 anos e é solteiro. Ele abriu a sua pequena empresa de móveis para escritório após concluir a graduação em Administração de Empresas, e possui em média uma renda de seis mil reais mensais. Nas horas vagas, João Cláudio gosta de pesquisar novidades especialmente no Instagram, em sua maioria nas noites de segunda a sexta-feira. Sendo assim, procura seguir influenciadores digitais no seu segmento de preferência, isto é, games. Suas atividades são essencialmente online, seja para compras ou entretenimento, delegando suas saídas mais para o trabalho.
Percebeu a diferença? No público-alvo, conseguimos descrevê-lo ao utilizar três linhas. Para a persona, quase sete. Sendo assim, ambos são importantes para o marketing digital, mas um é mais específico e o outro mais abrangente.
Quais são a persona e o público-alvo de sua empresa? Se não existem, é hora de defini-los!
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