- 24/06/2020
- Por: Fernanda Leão

Diferença entre persona x público-alvo
Muito se fala em persona e público-alvo quando o assunto é marketing digital. Você sabe o que significa cada termo e a diferença entre eles? Se ainda não ou gostaria de saber mais sobre o assunto, a hora é agora!
O que é público-alvo?
A grosso modo, é um grupo de pessoas que possuem características semelhantes. Isso pode ser: região de localização, modos de comportamento, quesitos sociais, econômicos, etc. Sendo assim, possui uma definição mais ampla de pessoas, já que se refere a um grupo e não a alguém em particular.
O que é persona?
Pelo contrário, a persona é representada por um cliente ideal. É um personagem fictício criado a partir das características e comportamentos reais dos clientes. Contudo, as informações da persona são bem mais específicas, mais elaboradas e definidas.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
A principal diferença entre a persona e o público-alvo pode ser entendida pelo que foi dito acima. Para você compreender bem o assunto, mencionaremos novamente.
Ou seja, o público-alvo é o conjunto de características dos possíveis compradores dos seus produtos e serviços, porém de maneira ampla, sem muita definição. A persona é bem o contrário, já que é criado um personagem fictício a partir dessas características. Sendo assim, é algo bem mais restrito, detalhado, fornecendo as caraterísticas do comprador ideal do que a sua empresa vende.
Exemplos de persona e público-alvo
Público-alvo: Homens na faixa dos trinta aos quarenta e cinco anos, moradores da região de São Paulo (SP), renda mensal acima de cinco salários mínimos, trabalhadores na área de construção civil.
Persona: João Pedro tem quarenta anos, é morador do bairro Brás, na capital paulistana, possui renda de nove salários mínimos e é engenheiro civil. Ele trabalha somente de segunda a sexta-feira, reservando os finais de semana para se reunir com os amigos e produzir e degustar cerveja. João Pedro é apreciador de produtos artesanais e dá valor a tudo o que é produzido dessa forma.
Suponha que a sua empresa venda produtos artesanais ou então equipamentos para produção de cerveja. No primeiro caso, temos diversos homens com características semelhantes, mas que podem ou não gostar de artesanato e bebida alcoólica. No segundo caso temos João Pedro, a pessoa que certamente vai se interessar pela sua empresa, seus produtos e serviços. Entendeu a diferença?
Como definir a sua persona
Não tem como ser de outra forma, a persona precisa ser elaborada partindo de pesquisas e mais pesquisas a partir do público-alvo. Quanto mais você conhecê-lo, mais chances terá de criar um perfil assertivo. Assim, produzirá conteúdo para blog, site, redes sociais e e-mail marketing específico para quem se interessará por ele.
Como você definiria seu público-alvo e persona? É hora de elaborar suas estratégias!
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00
