- 16/02/2022
- Por: Fernanda Leão
Dicas para utilizar o Google Trends na sua estratégia
Você já ouviu falar em Google Trends? Essa é uma ferramenta que pode fazer diferença na sua estratégia de marketing digital, porque mostra as pesquisas realizadas no momento. Quer saber mais sobre o assunto? Leia para descobrir.
O que é Google Trends?
É uma ferramenta do Google, lançada em 2006. Ela mostra às empresas os termos mais procurados no buscador, seja palavras, expressões, termos, assuntos, tendências e temas do momento.
Dessa forma, você pode verificar o interesse do consumidor quanto ao que tem relevância no seu segmento, pode acompanhar o seu interesse ao longo do tempo e, com isso, preparar conteúdos que certamente vão ao encontro do público-alvo. E o melhor: sem custo.
Dicas para utilizar o Google Trends na sua estratégia
No site do Google Trends, você vai encontrar diversos recursos. Vamos começar pela busca de termos?
Na barra de pesquisa localizada no topo da página, digite o termo que você deseja. Por exemplo: calçados femininos. A página vai exibir os resultados dos últimos doze meses, mas você pode utilizar filtros de acordo com seu interesse (país, período, categoria e modalidade de notícia).
Na parte do país, você encontrará o número de buscas separadas por estado e também os termos pesquisados em cada um. Por exemplo: tênis de corrida feminino, sapato de salto, sapato de festa, scarpin bico fino, bem como a ocorrência desses itens na pesquisa.
Agora, uma funcionalidade muito interessante: se você não sabe quais termos possuem relevância no momento, clique em Comparar. Assim, você poderá acompanhar a relevância de termos nesse segmento, para descobrir qual apresenta mais buscas. Por exemplo: calçados femininos e sapatos de mulher.
Para quem quer conhecer as principais pesquisas do momento, existe a função Principais pesquisas, no canto esquerdo. Nela você vai receber as principais pesquisas em todos os segmentos, mas poderá filtrá-las de acordo com o seu interesse. Isso porque existem categorias como ciências, artes, esportes, tecnologias, tudo dentro das estatísticas de 24 horas.
E novamente os resultados aparecem com a exibição de assuntos mais buscados e a quantidade de pesquisas feitas por eles.
Você lembra que nós falamos da funcionalidade de acompanhar o interesse do público ao longo do tempo, para determinado assunto? Ela pode ser verificada na parte de Tendências de pesquisa em tempo real, também, mas para conhecê-la você deve clicar em um assunto. Desse modo, as estatísticas dele ao longo do tempo são mostradas.
Por que é interessante adotar o Google Trends?
Com o Google Trends você consegue temas para suas postagens de conteúdo, sempre com relevância para o seguidor. Dessa forma, você agrada o consumidor e o algoritmo das redes sociais e do Google, e os resultados poderão vir com mais facilidade.
Teste o Google Trends, a ferramenta que pode favorecer a sua estratégia!
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