- 29/08/2017
- Por: Fernanda Leão
Dicas para transformar o seu Instagram num canal de vendas
O Instagram é um aplicativo social que serve muito mais do que apenas para publicar fotos, como a maioria das pessoas faz. Se as empresas tirarem o máximo proveito da ferramenta, elas poderão transformar o Instagram em um canal de vendas! Se você se interessou, veja abaixo como fazer isso.
Grande potencial de engajamento
Sua empresa possui bom índice de engajamento nas redes sociais? Se você obtém bons resultados pelo Facebook, após ler essa estatística também apostará em um perfil de Instagram corporativo. Sabe por quê?
O potencial de engajamento do Instagram, segundo Ana Tex (especialista em marketing digital), é quase seis vezes maior do que o do Facebook (4,1 a 0,7). Isso torna o Instagram imbatível para vender!
Tomada de estratégias assertivas
Mas, apenas ter um perfil alimentado frequentemente no Instagram não o garantirá como um canal de vendas. É preciso tomar estratégias assertivas para que isso aconteça, ir além de publicar postagens e anunciar produtos.
A empresa precisa estar verdadeiramente engajada com o consumidor, fidelizando-o e o conquistando pela ferramenta.
Como alavancar suas vendas com o Instagram
Em primeiro lugar, não cometa um erro crucial: seu perfil deve ficar sempre público, não privado. Isso irrita muito o consumidor.
É fundamental publicar conteúdo interessante para o consumidor e que tenha relevância com a marca, para que o seu perfil eduque o potencial cliente, entretenha-o e o inspire. Os temas para os textos podem ser obtidos com a audiência, por pesquisas onde será perguntado o que mais os interessa. Aí sua empresa vai direto ao ponto, se os assuntos forem uma dificuldade para você.
Você quer e pode transformar seu Instagram em um canal de vendas, mas nem por isso deverá tentar vender em todas as postagens. É imprescindível engajar-se com o público, criar um relacionamento com ele, sendo esse o seu foco nas redes sociais. O ideal é postar conteúdo em 80% das atualizações e apenas 20% de anúncios e promoções.
Esses anúncios podem ser publicados em formato de imagens e principalmente vídeos, que aproximam o consumidor e a marca. Neles, podem ser apresentados a especificação técnica, o funcionamento, os diversos ângulos do produto, seus benefícios, etc. Assim, o post funciona como entretenimento e educação, mas também como propaganda do que você vende.
Aposte nas hashtags. Elas devem ser escolhidas de acordo com o seu segmento de atuação, tendo relevância também com o conteúdo da postagem. Podem ser colocadas até trinta hashtags em uma publicação, tanto no comentário quanto na legenda. Porém, o ideal é colocá-las nos comentários, gerando menos poluição visual no post.
Seu perfil no Instagram só funcionará como um canal de vendas se houver certo número de publicações. Isso acontece porque só quem é visto, é lembrado. Mas, os resultados podem ser contrários se a empresa publicar de mais, o que incomoda o consumidor. O ideal é fazer três postagens diárias, uma para cada período do dia. Trabalhe com o agendamento de publicações para facilitar a sua tarefa.
Dessa forma, é possível vender pelo Instagram, aproveitando todo o grande potencial que essa ferramenta tem para empresas. Comece a montar as suas estratégias assertivas!
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