- 14/01/2016
- Por: Fernanda Leão
Dicas para superar a crise em 2016
O ano que passou não foi fácil para a economia. E 2016 também não promete ser dos melhores. Como fazer para impulsionar a sua empresa e crescer mesmo nesta época ruim? Confira dicas para superar a crise em 2016.
Fortaleça parcerias existentes
É hora de fortalecer seu relacionamento com as parcerias já existentes. Por exemplo, os seus fornecedores e as pessoas que prestam serviços para a sua empresa.
Você talvez não saiba, mas eles podem ter algumas ideias bem interessantes para continuar fornecendo a mesma qualidade, porém com valores menores. A crise afeta a todos, então eles também podem estar criando opções para continuar em frente numa boa.
Bons exemplos são ofertas, pacotes, outras opções, etc. Quem sabe você consiga um software que ajude sua empresa a reduzir as despesas? Um emprego pode ser salvo desta forma!
Crie novos formatos para seus produtos
Talvez não seja a hora de criar novos produtos para o mercado. Isso porque eles podem ter custo alto de produção e levam tempo para se estabelecer no comércio. Contudo, a solução pode ser criar novos formatos para produtos já existentes. A ideia aqui é mudar a embalagem, por exemplo, ou fazer uma venda casada e fornecer descontos.
São passos simples, como esse, que podem melhorar suas estratégias de marketing digital de sua empresa e fazer com que suas vendas aumentem em 2016.
Meça seus resultados de marketing
O marketing está dando retorno para sua empresa? Você não sabe? É hora de medir seus resultados! Na crise, não é possível perder dinheiro com algo que esteja sendo infrutífero. Analise esta etapa e redirecione seus investimentos para opções como o marketing digital, onde você pode acompanhar os retornos e fazer as correções em tempo.
Procure clientes adequados
Todos estão preocupados com a crise que continuará nos afetando 2016. Por isso, é hora de procurar aqueles clientes que irão consumir o seu produto mesmo nesta época ruim. O marketing digital poderá auxiliar você nesta tarefa, através de ferramentas de pesquisa.
Por exemplo: servidores públicos concursados têm estabilidade e não perderão seus empregos. Seu produto pode chegar a estas pessoas, onde talvez a crise não atinja de maneira tão forte. Outra opção é investir em produtos de baixo custo, para que pessoas que economizam possam comprá-los. É preciso ser flexível e se adaptar ao mercado.
Livre-se de alguns produtos
Se você tem produtos queridinhos no mercado, é hora de apostar neles e descartar os menos conhecidos ou pouco vendidos. Isso porque o momento pede menor custo para manutenção de estoque. Enquanto eles ficam armazenados, você paga por eles.
A ideia é tirar alguns produtos de linha e com isso manter o caixa positivo. Com isso, terá fôlego para investir nas vendas dos itens em destaque.
Invista na lucratividade
Todos os passos acima auxiliam você a conseguir impulso nas vendas de 2016. Este também é ótimo! Que tal apostar na lucratividade? Aproveite que irá se desfazer de alguns produtos menos vendidos e também descarte os que fornecem pouca margem de lucro.
Aposte suas fichas nos produtos que mais rendem para a sua empresa, sempre divulgando-os através do marketing digital. Dessa forma, fica muito mais fácil medir os resultados.
Invista em fidelidade
Praticamente toda empresa tem um banco de dados de seus clientes. Ali, você tem diversas informações sobre eles, dados importantes, que podem valer ouro. A dica é fidelizar este cliente, torná-lo fiel a sua empresa mesmo em época de crise.
E você não precisa gastar o dia todo ligando para eles. O marketing digital é a solução rápida que você precisa.
Envie uma mensagem de aniversário no dia do nascimento daquele cliente, por celular ou e-mail. Ofereça um desconto em compras naquele mês, ele se sentirá agradecido pela lembrança e com certeza retornará para comprar no seu estabelecimento. Se sua lista for extensa, selecione os melhores clientes.
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