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Dicas para reconquistar clientes
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  • 25/03/2020
  • Por: Fernanda Leão
Dicas para reconquistar clientes

Dicas para reconquistar clientes

Reconquistar clientes não é uma tarefa fácil, mas é menos complicado do que conquistar público, você sabia disso? Leia para conhecer a explicação e também formas de trazer novamente o consumidor para sua empresa.

 

Por que reconquistar é mais fácil que conquistar?

 

O trabalho de reconquista é mais fácil porque essas pessoas já demonstraram necessidade de aquisição do seu produto ou serviço, e são mais qualificadas do que aquelas que nunca adquiriram com a sua empresa.

 

Além disso, há redução do custo de marketing, já que elas conhecem a sua marca e você não precisa educá-las para promover a fidelização.

 

E mais: se você tiver um banco de dados moderno, poderá descobrir informações sobre as compras daquela pessoa na sua empresa, criando ofertas mais assertivas para as suas necessidades e preferências.

 

O que fazer antes de começar as estratégias de reconquista

 

Sendo assim, é fundamental analisar alguns quesitos antes de sair aplicando as estratégias com os consumidores que sua empresa pretende reconquistar. São eles:

 

- comportamento do consumidor enquanto cliente da sua marca;

 

- possíveis motivos para deixar de comprar com a sua marca;

 

- resposta do público em tentativas de reconquista anteriores;

 

- modo de reconquista de clientes, em tentativas anteriores.

 

Concentre seus esforços de acordo com o potencial de retorno

 

Os clientes que nunca se queixaram de sua empresa, ou que tiveram as suas reclamações resolvidas, são aqueles com mais predisposição para retornar às compras. Sendo assim, é recomendável apostar primeiramente neles.

 

E mais: também deve-se investir nos consumidores que deixaram de comprar por conta do preço, e não por outras insatisfações. Se você se deparar com duas ou mais queixas para desistir de comprar na sua empresa, a reconquista pode ser bem mais difícil.

 

Que ofertas podem ser disponibilizadas na reconquista?

 

Ao entrar em contato com possíveis clientes, ofereça algo vantajoso a eles, como um desconto bastante bacana. Pode ser algo padrão ou exclusivo, sob medida para a queixa do cliente.

 

Que estratégia é a mais efetiva em longo prazo?

 

Para responder a pergunta, é interessante analisar o retorno sobre investimento e a estratégia mais barata para a empresa. Afinal, algumas ofertas podem ser excelentes para o cliente, mas demandam mais custo para reconquista e menos retorno sobre investimento.

 

Contudo, às vezes vale a pena reconquistar um cliente do que ter mais lucro. Até porque, no montante, sua empresa terá bons rendimentos, além de atrair o máximo possível de clientes.

 

É fundamental que você resolva o problema do cliente. Se você atender suas dores e necessidades a bom preço, ele pode ser reconquistado. Não desista se receber não na primeira vez: mantenha contato frequente e capriche nas postagens de marketing de conteúdo. Você chegará lá!

 

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27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
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Formada em Letras, com Pós em Gestão e Mestrado em Marketing e Práticas Web. Além de redatora, também empreendedora do segmento de ensino online e responsável pela criação e publicação de e-books no setor. Paixão por escrever, viajar e partilhar ideias.
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