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Dicas para que a sua marca evite cair em fake news na internet
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  • 15/09/2022
  • Por: Fernanda Leão
Dicas para que a sua marca evite cair em fake news na internet

Dicas para que a sua marca evite cair em fake news na internet

A comunicação é essencial para todas as pessoas, e quem transmite conhecimento com relevância para o consumidor pode ganhar um belo diferencial, aproximando-se da conversão. Contudo, é preciso seguir algumas regras para publicação de conteúdo, para não cair em fake news mesmo sem querer. Não sabe como fazer isso? Leia para aprender.

 

Cuidado com o título do artigo

 

Muitas vezes, com o intuito de chamar a atenção do consumidor, as empresas acabam propagando fake news porque o título dá a entender uma coisa quando queria dizer outra totalmente diferente.

 

Portanto, tenha a máxima atenção com o título do artigo, para que o consumidor possa compreender exatamente o que você quis passar a ele. Afinal, muitas pessoas não leem o texto e propagam mentiras contadas por sua marca, causando um efeito perigoso.

 

Sempre publique o artigo com data

 

Outro procedimento que você pode adotar é informar a data da publicação do artigo. Geralmente ela vem logo após o título, para os leitores saberem se é uma informação atual. Esse cuidado é pequeno, mas costuma causar uma boa impressão nos consumidores.

 

Sem a data, a sua notícia pode não ser falsa, mas se não for atual pode gerar um risco tão grande quanto se não fosse verdadeira.

 

Atenção às fontes de pesquisa

 

Nossa terceira dica para a sua marca não cair em fake news na internet é você se atentar às fontes de pesquisa para elaboração de materiais digitais. Isso porque, se você citar conhecimentos obtidos em páginas com informações falsas, estará cometendo o mesmo erro.

 

Por isso, o ideal é que você publique conteúdo autêntico e original, sem se basear em fontes de outras pessoas, ou então que tenha certeza de que aquela informação é verídica.  Na dúvida, confirme os dados em várias fontes antes de escrever algo em suas páginas, ou confira em sites de checagem da veracidade das informações.

 

Procure informar prós e contras sobre o assunto

 

Não sei se você sabe, mas o ideal é que os veículos de comunicação se mantenham neutros sobre os assuntos dos quais estão falando. Portanto, desconfie de um artigo que não fala dos prós e contras sobre o tema, quando tomam um posicionamento explícito.

 

Se isso acontecer, é provável que você esteja propagando fake news em sua página, mesmo que as informações façam sentido. Lembre-se de que para você algo pode ser bom, mas para outra pessoa pode não ser.

 

Sendo assim, o ideal é que você mostre as vantagens e desvantagens e deixe o leitor tirar suas próprias conclusões sobre o assunto. Fake news, pelo contrário, querem levantar bandeiras. Não faça isso!

 

Sua marca não vai cair em fake news se tomar essas precauções. Sempre cheque os fatos, isso é muito importante para você não gerar conhecimento mentiroso!

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27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
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