- 29/01/2021
- Por: Fernanda Leão
Dicas para montar o seu planejamento de marketing e vendas
Temos um ano novinho pela frente, com oportunidades para sua empresa vender mais. Você já montou o planejamento de marketing e vendas para este ano? Se ainda não fez, não perca mais tempo e conheça nossas dicas para a elaboração.
Faça uma análise do segmento
Todos os anos, recomenda-se fazer uma análise do segmento em que sua empresa atua, para conhecer os fatores que podem influenciar nas suas vendas. Essa atitude se tornou essencial em meio à pandemia, porque os hábitos de consumo mudaram.
Você deve analisar diversos quesitos: consumidores, concorrentes, fornecedores, aspectos sociais, políticos, econômicos, tecnológicos, culturais e legais. Quanto mais aprofundado for esse estudo, melhor!
Além do ambiente externo, é importante estudar também o interno, ou seja, a sua empresa. Analise a cultura, os equipamentos e recursos disponíveis (humanos e financeiros).
Diante disso, é hora de fazer seu planejamento de marketing e vendas. São três etapas.
Objetivos de marketing digital e vendas
Que objetivos a sua empresa deseja alcançar neste ano? Você deve pensar em metas ousadas, mas realistas! Aqui você pode traçar planos para vendas, que serão atingidos por meio das estratégias de marketing digital.
Aproveite também para definir os seus recursos de marketing, de acordo com as personas.
Defina suas personas
Se você já tem personas, é hora de revisar e fazer os ajustes necessários. Se ainda não tem, reserve um tempo para estudar o público-alvo e definir o comprador ideal dos seus produtos e serviços, aquele para quem a sua empresa vai direcionar o conteúdo de marketing digital.
Você pode definir uma ou mais personas, de acordo com suas pretensões para o planejamento deste ano.
Elaboração das métricas
Você estipulou objetivos de marketing digital e vendas, em seguida definiu suas personas. E agora? Deve elaborar as métricas, isto é, de que forma você conhecerá resultados.
Muitas pessoas acham que os resultados significam lucro, mas não é bem assim. Tem muito mais! E você também não pode deixar chegar no fim da campanha para saber se ela deu certo ou não. Afinal, ajustes devem ser feitos para que erros não permaneçam ativos por muito tempo.
Sendo assim, defina quais métricas você deve acompanhar para conhecer o andamento dos seus objetivos, se estão sendo cumpridos ou não.
Por exemplo: se você definiu um aumento de 30% no número de seguidores do Instagram, deve acompanhar com regularidade as estatísticas do seu perfil na rede social para ver se o número de seguidores aumentou, e se o resultado poderá ser atingido ou não.
Acima, você conheceu dicas para montar o seu planejamento de marketing e vendas. Foi um texto curto, bem sucinto, mas com sugestões importantes para a sua empresa. Mãos à obra!
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