- 22/07/2015
- Por: Fernanda Leão
Dicas para fortalecer o relacionamento com seus clientes
Para que você consiga sucesso com seu empreendimento, independente do ramo que você esteja inserido é preciso manter seu cliente feliz, pois é ele quem irá alavancar seu negócio ou simplesmente te destruir. Fortalecer o relacionamento com o cliente é um trabalho diário e constante, costumo comparar com o cultivo de flores, que precisa estar sempre regando, trocando a terra e colocando para pegar sol.
Os clientes adoram ver que existe uma preocupação especial com eles, que todas as promessas realizadas são cumpridas, principalmente no comércio de roupas e calçados, onde o relacionamento é um pouco mais sensível e os consumidores costumam ser mais exigentes.
Veja algumas dicas para fortalecer seu relacionamento com seus clientes:
- Crie um canal onde o consumidor seja ouvido
Muitas empresas pecam justamente nessa parte, o cliente quando não está satisfeito com alguma coisa ele busca formas para se comunicar e tentar resolver seu problema, seja uma insatisfação ou algum problema com a compra, o que ocorre muitas vezes é que o cliente não encontra esse canal ou ainda a empresa possui um canal mais não responde ao cliente, criando uma má impressão.
É muito importante que todas as questões levantadas pelo cliente sejam verificadas, analisadas, tratadas e respondidas em pouco tempo, mostrando preocupação com a imagem e respeito com o consumidor.
- Oferecer descontos para que o cliente realize a fidelização com a marca
O cliente que realmente acompanha aquela marca adora a oportunidade de se fidelizar e ainda ganhar descontos ou mimos ao realizar suas compras. Algumas marcas de roupas costumam cadastrar seus clientes para que na próxima compra seja concedido desconto e no mês de aniversário ganhar um mimo além de um desconto especial. Dessa forma você mantém seu cliente sempre junto com você.
- Informalize sua comunicação
Hoje o maior meio de comunicação é o whastapp, por isso é preciso marcar presença também nesse aplicativo. Coquetéis de lançamento, promoções, novidades, tudo deve ser enviado para o seu cliente. Respeitando algumas regrinhas básicas:
- Envio de informações em horário comercial
- Enviar apenas para os clientes que concordaram com o envio
- Evitar envios diários para não ser taxado como SPAM
Com três dicas simples, você consegue fortalecer seu relacionamento com o seu cliente e ainda conseguir novos clientes por indicação dos clientes antigos.
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