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Dicas para fazer o seu plano de marketing e vendas
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  • 14/12/2020
  • Por: Fernanda Leão
Dicas para fazer o seu plano de marketing e vendas

Dicas para fazer o seu plano de marketing e vendas

Todos os anos, as empresas precisam fazer o seu plano de marketing e vendas. Se a sua empresa ainda não possui um, você poderá começar o seu após ler o que preparamos.

 

Conheça o seu negócio

 

O primeiro passo para a criação do seu planejamento de marketing e vendas é este: conheça o seu negócio.

 

Pode parecer estranho, mas, como você vai criar estratégias para algo que não conhece profundamente bem? Sendo assim, mesmo que você já conheça tudo sobre a empresa, estude um pouco mais sobre seus produtos e serviços, missão, visão e valores. E coloque no papel, claro!

 

Defina o seu público-alvo

 

Você já conhece seus produtos e serviços, mas pretende vendê-los a quem? Esse é o seu público-alvo! Que classe de pessoas pretende atingir? De qual gênero e faixa etária? No que eles trabalham e qual seu grau de escolaridade?

 

Conhecendo as informações do público-alvo você poderá definir também a persona, o personagem fictício baseado nas informações do cliente ideal. Assim, poderá criar conteúdo específico para essa persona (ou essas), garantindo que o post desperte sua atenção.

 

Estabeleça objetivos e metas

 

O que você pretende com suas campanhas de marketing e vendas? Aumentar seus lucros, é claro. Mas de que forma? Em quanto tempo? Quais os objetos de mensuração? Você precisa definir objetivos e prazo para o alcance, como: aumentar em 30% o faturamento, até maio de 2021.

 

Obviamente você precisa ser otimista quanto aos objetivos e metas, mas sempre com o pé no chão. Nada de traçar índices impossíveis de cumprir, ok?

 

Defina os planos de ação

 

Você já sabe o que quer vender, para quem vender e dentro de determinado período. Porém, como fará isso? É aqui que entram seus planos de marketing e vendas. Seus planejamentos podem abranger tanto estratégias on-line quanto off-line, mas por aqui nos estenderemos ao virtual, nosso objetivo.

 

Exemplos: investir no marketing de conteúdo orgânico; criação de anúncios para mídia paga; automação de marketing; envio de e-mail marketing; alimentação das redes sociais para engajamento e fidelização, etc.

 

Faça um cronograma de atividades

 

A meta é o prazo final, e para atingi-lo você precisará seguir um cronograma de atividades. Ele deve ser compartilhado com toda a equipe, para que os membros saibam quem ficou responsável por qual tarefa, em que prazo.

 

Esse cronograma pode ser feito por aplicativos de organização on-line, como o Trello, ou da forma como você achar melhor. Mas o faça!

 

Plano de ação é ajustável

 

Para finalizar, tenha em mente que todo plano de marketing e vendas dever ser ajustável conforme as necessidades, e não anualmente. Não tenha receio de fazer revisões e correções sempre que precisar. Só assim você poderá chegar lá!

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27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
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