- 20/12/2017
- Por: Fernanda Leão
Dicas para calcular metas de vendas
Saber calcular as metas é fundamental para avaliar o crescimento de uma empresa. Quando esse passo é pulado, a frustração bate tanto para a diretoria quanto ao setor de vendas, que se desmotiva ainda mais. No entanto, muitas vezes esse passo é levado em consideração, mas, ainda assim não existe um dado correto, porque algumas empresas não sabem aplica-las.
Vamos conversar aos pouquinhos e discutir algumas dicas de como calcular as metas de vendas de maneira efetiva.
Estabeleça metas individuais em comum
Os objetivos centrais de uma empresa devem estar ligados às metas individuais. Esse passo garante que todas as áreas do empreendimento estejam focadas no que foi definido. Setores e funcionários devem estar de acordo com uma meta comum, visando o planejamento empresarial.
Atente para comissões
As metas devem levar em conta o gasto obtido na distribuição de comissões. Dessa maneira, é possível estabelecer o que de fato foi faturado e o lucro. Afinal, comissões curtas não incentivam vendedores.
Faça uma avaliação de mercado
Todas as metas devem considerar inserção no mercado e ambiente de trabalho. Em diferentes ambientes, a mesma meta pode parecer conservadora ou muito ousada. Nenhum número deve ser absoluto para todos os contextos.
Toda a empresa deve entender as metas ideais para cada situação, apesar da validade. É necessário sempre reavaliar a partir de mudanças na economia local, regional, nacional ou global e em períodos de maior e menor poder aquisitivo da população. O objetivo da empresa deve estar conectado ao mundo em sua volta.
Verifique quantidade e qualidade de oportunidades para vendedores
Caso a equipe de vendas não receba oportunidades o suficiente de conversão de clientela, a empresa precisa investir na atração dos clientes. Considere possíveis mudanças estratégicas e trabalhe no consenso que: se o vendedor tem dificuldade em encontrar possíveis compradores, suas metas precisam de ajustes.
Evite metas não realistas
Geralmente, vendedores sabem seus limites. Se sua meta for irreal, eles estarão desmotivados desde o início, sabendo que não conseguirão alcançar. Nesse caso, suas metas não saem do papel.
Para começar, é necessário trabalhar com pouca ousadia e inteligência para que os funcionários sintam que são capazes de atingir as metas estabelecidas. A dificuldade deve aumentar aos poucos à medida que eles se tornem mais experientes, gerando autoconfiança.
Evite metas pouco desafiadoras
Embora a recomendação seja de evolução contínua em metas e geração de autoconfiança para os vendedores, cuidado. Metas pouco desafiadoras fazem com que seus funcionários acreditem que conseguirão sem precisar de muito esforço.
Uma equipe motivada trabalha melhor. Ao inserir um plano de metas, pense na equipe que você tem: se estão com ou sem moral, no estímulo que precisam e na qualidade do trabalho que realizam.
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