- 18/09/2019
- Por: Fernanda Leão
Dicas de SEO para Youtube
Quando se fala em estratégias digitais para as redes sociais, normalmente se pensa em Facebook e Instagram. Contudo, o Youtube é uma mídia social que não pode ser ignorada, porque quando as estratégias de SEO são aplicadas nela, os resultados positivos podem ser bastante satisfatórios.
Insira a palavra-chave na denominação do vídeo
A otimização começa antes mesmo da publicação do conteúdo no Youtube. Isto é, você começará a aplicar as estratégias de SEO antes de fazer o upload do vídeo na plataforma.
Nossa primeira dica é ajustar o título do clipe, colocando a palavra-chave entre a denominação escolhida. Por exemplo: dicas-de-seo-para-youtube.mp4. Assim, o canal entenderá qual é o termo principal do conteúdo e o colocará nos resultados de busca compatíveis.
Crie um título para seu conteúdo
Agora você pode aprimorar a experiência do usuário ao criar um título para seu conteúdo visual, dentro do limite de 100 caracteres.
Pegamos o exemplo acima para esclarecer: Dicas de SEO para Youtube – Nome da sua empresa. As pessoas gostam de associar conteúdos a marcas, e posteriormente procuram soluções aliadas a sua empresa. Lembrete: novamente não se esqueça de inserir a palavra-chave no título.
Coloque uma descrição do vídeo
Aqui você poderá descrever ao usuário o que ele poderá encontrar no seu vídeo, caso o assista. São cinco mil caracteres à sua disposição, mas somente 150 deles aparecerão na descrição do material no Google, nos resultados de pesquisa.
Sendo assim, recomendamos que você coloque uma descrição incrível nos 150 primeiros caracteres, para que a pessoa se sinta atraída e clique para ser redirecionada ao seu canal no Youtube. Mais uma vez: inclua a palavra-chave na descrição, logo no início, pois o que está no começo da descrição tem mais peso SEO. Aproveite para colocar o link para seu vídeo também.
Use e abuse das tags
É o momento de você definir e incluir as tags relevantes ao seu vídeo, juntamente, é claro, à palavra-chave. Você pode inserir as palavras-chave secundárias, sempre com linguagem direta e clara, fugindo de complicações para o usuário.
Assim, seu vídeo não somente poderá ser sugerido nos resultados de pesquisa do Google, mas também nas dicas de vídeo do próprio Youtube, se a plataforma entender que os assuntos são semelhantes. Limite de tags: em torno de quinze palavras, ou 120 caracteres com espaços.
Transcreva o vídeo na descrição
Como citamos, a descrição pode conter até cinco mil caracteres. Neles, recomendamos que você também transcreva o conteúdo do clipe, assim quem não conseguir assistir o material também terá acesso a ele.
E mais: é uma forma de favorecer a indexação do vídeo no Google, melhorando as estratégias de SEO e os resultados. É hora de planejar as dicas que citamos!
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